AUTOR(A) |
TÍTULO |
ORIENTADOR(A) |
DISSERTAÇÃO |
Adriana de Oliveira Correia Brustolim |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS: uma mediação possível ? |
Profª. Drª. Jamile Santinello |
|
Alessandra Lopes de Oliveira |
A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNICÍPIO DE PITANGA/PR: percursos da Lei 10.639/03 |
Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva |
|
Alessandro Santos Mariano |
ENSAIOS DA ESCOLA DO TRABALHO NO CONTEXTO DAS LUTAS DO MST: a proposta curricular dos ciclos de formação com complexos de estudo nas escolas itinerantes do Paraná |
Profª. Drª. Marlene Lucia Siebert Sapelli |
|
Andréa de Paula Pires |
A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC – E A PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL – PR |
Profª. Drª. Marisa Schneckenberg |
|
Anelise Copetti Dalla Corte |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM LETRAS – ESPANHOL: um estudo sobre os saberes docentes a partir dos relatórios de estágio supervisionado |
Profª. Drª. Cibele Krause Lemke |
|
Carla Sant’ana de Oliveira |
PROCESSO CRIATIVO DE ESTUDANTES COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO |
Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena |
|
Dayane Santos Silva Dalmaz |
O PARADIGMA DE EDUCAÇÃO RURAL NA FAO (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA) NO BRASIL: fundamentos conceituais, políticas de desenvolvimento e contradições ideológicas conceituais |
Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo |
|
Elisângela Chlebovski Martins |
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR: desafios e perspectivas da gestão escolar |
Profª. Drª. Marisa Schneckenberg |
|
Fernanda de Aragão Mikolaiczyk |
EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA E SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL BRASILEIRO: as matrizes conceituais e ideológicas do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA |
Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo |
|
Flávia Ângela Zanin |
UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE MULTICULTURALISMO PRESENTE EM TRABALHOS ACADÊMICOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Profª. Drª. Cibele Krause Lemke |
|
Francier Marcondes |
MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: com a palavra, os professores da educação básica |
Prof. Dr. Emerson Luís Velozo |
|
Jaqueline Ferreira |
A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: trajetória e desafios atuais |
Profª. Drª. Luciane Neuvald |
|
Mariana Prado Guaragni |
A FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: os estagiários da educação infantil na rede de ensino de Guarapuava/PR |
Prof. Dr. Alessandro de Melo |
|
Marielle Zazula |
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA VIDA EM COMUNIDADE: os processos sociais de educação entre descendentes de ucranianos em Jesuíno Marcondes, Prudentópolis – PR |
Prof. Dr. Alessandro de Melo |
|
Marília Dalla Vecchia Kaczmarek |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
Profª. Drª. Cibele Krause Lemke |
|
Maristela Aparecida Nunes |
DO SILÊNCIO ÀS VOZES: a biblioteca escolar sob o ponto de vista das crianças |
Profª. Drª. Aliandra Cristina Mesomo Lira |
|
Paulino Hykavei Junior |
O COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: pensamentos e práticas dentro da instituição |
Prof. Dr. Gilmar de Carvalho Cruz |
|
Rayane Regina Scheidt Gasparelo |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO
CONTINUADA: o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná e a formação dos profissionais da educação no âmbito da gestão escolar |
Profª. Drª. Marisa Schneckenberg |
|
Rodrigo Evaristo Prestes |
UM “TEMPLO DA CIVILIZAÇÃO” NO “CORAÇÃO DO PARANÁ”: o grupo escolar Visconde de Guarapuava (1912-1942) visto a partir da imprensa |
Prof. Dr. Carlos Herold Júnior |
|
Rosa Maria Cavalheiro |
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E A REAFIRMAÇÃO DOS SABERES INDÍGENAS NA ALDEIA KAINGANG DA TERRA INDÍGENA DE MARRECAS |
Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva |
|
Rosemeri Ruppel Stadler |
INVESTIGAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PRESENTES NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, TIPO I |
Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena |
|
Samuel Antoszczyszen |
O QUE PENSAM OS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE AVALIAÇÃO SOBRE O DIAGNÓSTICO E AS PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH |
Profª. Drª. Jáima Pinheiro de Oliveira |
|
Silvana Aparecida Loch |
POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ (1987 A 2016) |
Profª. Drª. Marlene Lucia Siebert Sapelli |
|
Suzamara Weber |
POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DISCIPLINA DE ARTE, NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ: do final dos anos 1980 A 2015 |
Profª. Drª. Marlene Lucia Siebert Sapelli |
|
Thaís Egler de Paula |
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DISCUTIDAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE PITANGA – PR, POR MEIO DO TEATRO- FÓRUM |
Profª. Drª. Margarida Gandara Rauen |
|