AUTOR(A) TÍTULO ORIENTADOR(A) DISSERTAÇÃO
Adriana de Oliveira Correia Brustolim FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS: uma mediação possível ? Profª. Drª. Jamile Santinello
Alessandra Lopes de Oliveira A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNICÍPIO DE PITANGA/PR: percursos da Lei 10.639/03 Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva
Alessandro Santos Mariano ENSAIOS DA ESCOLA DO TRABALHO NO CONTEXTO DAS LUTAS DO MST: a proposta curricular dos ciclos de formação com complexos de estudo nas escolas itinerantes do Paraná Profª. Drª. Marlene Lucia Siebert Sapelli
 Andréa de Paula Pires A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC – E A PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL – PR  Profª. Drª. Marisa Schneckenberg
Anelise Copetti Dalla Corte O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM LETRAS – ESPANHOL: um estudo sobre os saberes docentes a partir dos relatórios de estágio supervisionado Profª. Drª. Cibele Krause Lemke
Carla Sant’ana de Oliveira PROCESSO CRIATIVO DE ESTUDANTES COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena
Dayane Santos Silva Dalmaz O PARADIGMA DE EDUCAÇÃO RURAL NA FAO (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA) NO BRASIL: fundamentos conceituais, políticas de desenvolvimento e contradições ideológicas conceituais Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo
Elisângela Chlebovski Martins A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR: desafios e perspectivas da gestão escolar Profª. Drª. Marisa Schneckenberg
Fernanda de Aragão Mikolaiczyk EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA E SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL BRASILEIRO: as matrizes conceituais e ideológicas do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo
Flávia Ângela Zanin UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE MULTICULTURALISMO PRESENTE EM TRABALHOS ACADÊMICOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Profª. Drª. Cibele Krause Lemke
Francier Marcondes MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: com a palavra, os professores da educação básica Prof. Dr. Emerson Luís Velozo
Jaqueline Ferreira A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: trajetória e desafios atuais Profª. Drª. Luciane Neuvald
Mariana Prado Guaragni A FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: os estagiários da educação infantil na rede de ensino de Guarapuava/PR Prof. Dr. Alessandro de Melo
 Marielle Zazula HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA VIDA EM COMUNIDADE: os processos sociais de educação entre descendentes de ucranianos em Jesuíno Marcondes, Prudentópolis  PR  Prof. Dr. Alessandro de Melo
 Marília Dalla Vecchia Kaczmarek REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA  Profª. Drª. Cibele Krause Lemke
 Maristela Aparecida Nunes DO SILÊNCIO ÀS VOZES: a biblioteca escolar sob o ponto de vista das crianças Profª. Drª. Aliandra Cristina Mesomo Lira
 Paulino Hykavei Junior O COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: pensamentos e práticas dentro da instituição  Prof. Dr. Gilmar de Carvalho Cruz
Rayane Regina Scheidt Gasparelo POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO
CONTINUADA: o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná e a formação dos profissionais da educação no âmbito da gestão escolar
Profª. Drª. Marisa Schneckenberg
Rodrigo Evaristo Prestes UM “TEMPLO DA CIVILIZAÇÃO” NO “CORAÇÃO DO PARANÁ”: o grupo escolar Visconde de Guarapuava (1912-1942) visto a partir da imprensa Prof. Dr. Carlos Herold Júnior
 Rosa Maria Cavalheiro A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E A REAFIRMAÇÃO DOS SABERES INDÍGENAS NA ALDEIA KAINGANG DA TERRA INDÍGENA DE MARRECAS Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva
 Rosemeri Ruppel Stadler INVESTIGAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO PRESENTES NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, TIPO I  Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena
 Samuel Antoszczyszen O QUE PENSAM OS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE AVALIAÇÃO SOBRE O DIAGNÓSTICO E AS PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TDAH Profª. Drª. Jáima Pinheiro de Oliveira
 Silvana Aparecida Loch POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ (1987 A 2016) Profª. Drª. Marlene Lucia Siebert Sapelli
 Suzamara Weber POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DISCIPLINA DE ARTE, NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ: do final dos anos 1980 A 2015  Profª. Drª. Marlene Lucia Siebert Sapelli
 Thaís Egler de Paula AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DISCUTIDAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE PITANGA – PR, POR MEIO DO TEATRO- FÓRUM Profª. Drª. Margarida Gandara Rauen