AUTOR(A) |
TÍTULO |
ORIENTADOR(A) |
DISSERTAÇÃO |
Ana Paula Zaboroski Oleinik |
O GÊNERO DE HISTÓRIAS E ATIVIDADES METATEXTUAIS COMO RECURSOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ESCRITAS |
Profª. Drª. Jáima Pinheiro de Oliveira |
|
Andreia Straube Araujo |
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO: uma análise do serviço de atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) em clínica psiquiátrica no Estado do Paraná |
Prof. Dr. Gilmar de Carvalho Cruz |
|
Angelo Juliano Carneiro Luz |
AS IMPLICAÇÕES DA REORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO (A PARTIR DOS ANOS 1990) NOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O CONTROLE SOCIAL: o caso do plano municipal de Carambeí (PR) /2006 |
Profª. Drª. Marlene Lucia Siebert Sapelli |
|
Denise Sikora |
A ESCOLA DE TRABALHADORES RURAIS ARLINDO RIBEIRO: uma expressão da política nacional e estadual |
Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo |
|
Eliziane Manosso Streiechen |
A AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR CRIANÇAS OUVINTES FILHAS DE MÃE SURDA EM UM CONTEXTO MULTILINGUÍSTICO: um estudo de caso |
Profª. Drª. Cibele Krause Lemke |
|
Érica Dias Gomes |
ENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação |
Prof. Dr. Rafael Siqueira de Guimarães |
|
Everton Ribeiro |
“PARA QUE ESSE DRAMA?”: transversalidade no ensino de teatro |
Prof. Dr. Rafael Siqueira de Guimarães |
|
Flaviane Pelloso Molina Freitas |
GESTÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: a formação do gestor escolar no programa “Educação Inclusiva: direito a diversidade” (2003-2013). |
Profª. Drª. Marisa Schneckenberg |
|
Isabel Castilho Palhano |
A EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL E NO PARANÁ NOS ANOS 50 E A MATERIALIZAÇÃO NO CURSO NORMAL REGIONAL DE GUARAPUAVA |
Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo |
|
Jaqueline Puquevis de Souza |
AS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS, ESTADO E EMPRESARIADO NA LEI DE APRENDIZAGEM Nº 10.097/2000: ações e contradições |
Prof. Dr. Adair Angelo Dalarosa |
|
Juliana Berg |
JULGAMENTO MORAL EM MENINAS QUILOMBOLA: um estudo educacional da Comunidade Invernada Paiol de Telha, Paraná |
Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena |
|
Karolina Siebert Sapelli Schadeck |
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DE UMA PROPOSTA DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
Profª. Drª. Jáima Pinheiro de Oliveira |
|
Katiane dos Santos |
OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PAUTA: conteúdos de ensino da educação básica e conhecimentos constituintes dos processos de seleção para ingresso no ensino superior |
Prof. Dr. Emerson Luís Velozo |
|
Liliani Hermes Cordeiro Schvarz |
A ESFERA DA COTIDIANIDADE E DA NÃO-COTIDIANIDADE: desafios e limites na ação do pedagogo na escola |
Prof. Dr. Alessandro de Melo |
|
Luana Pires Weissböck |
BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE: à procura da arte na educação infantil |
Profª. Drª. Aliandra Cristina Mesomo Lira |
|
Lucineia Moreira de Souza |
“AVANTE GUARAPUAVA”: educação e modernização na década de 50 |
Prof. Dr. Carlos Herold Junior |
|
Marielli Ramos Pinheiro |
COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: com a palavra, o cotista negro |
Prof. Dr. Emerson Luís Velozo |
|
Patrícia Regina Ciaramello |
(DES)CAMINHOS EDUCACIONAIS: da educação indígena comunitária à universidade |
Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena |
|
Silvia Iris Afonso Lopes Semkiv |
ANÁLISE DA DINÂMICA DE AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUM SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO |
Profª. Drª. Jáima Pinheiro de Oliveira |
|
Vitor de Moraes |
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO): entre a pauta dos povos do campo e o decidido pelo Estado |
Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo |
|
Viviane Silveira Batista |
ANÁLISE DO PERCURSO ESCOLAR E O PROCESSO DO DELITO DOS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA PATRONATO MUNICIPAL DA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR |
Prof. Dr. Alessandro de Melo |
|
Zenira Maria Malacarne Signori |
RETRATO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM GUARAPUAVA-PR: tempo do trabalho e do trabalhador/estudante do ensino noturno da educação básica |
Prof. Dr. Alessandro de Melo |
|