AUTOR(A) TÍTULO ORIENTADOR(A) DISSERTAÇÃO
Ana Paula Zaboroski Oleinik O GÊNERO DE HISTÓRIAS E ATIVIDADES METATEXTUAIS COMO RECURSOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS  ESCRITAS Profª. Drª. Jáima Pinheiro de Oliveira
Andreia Straube Araujo DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO: uma análise do serviço de atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) em clínica psiquiátrica no Estado do Paraná Prof. Dr. Gilmar de Carvalho Cruz
Angelo Juliano Carneiro Luz AS IMPLICAÇÕES DA REORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO (A PARTIR DOS ANOS 1990) NOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O CONTROLE SOCIAL: o caso do plano municipal de Carambeí (PR) /2006 Profª. Drª. Marlene Lucia Siebert Sapelli
Denise Sikora A ESCOLA DE TRABALHADORES RURAIS ARLINDO RIBEIRO: uma expressão da política nacional e estadual Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo
 Eliziane Manosso Streiechen A AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR CRIANÇAS OUVINTES FILHAS DE MÃE SURDA EM UM CONTEXTO MULTILINGUÍSTICO: um estudo de caso Profª. Drª. Cibele Krause Lemke
 Érica Dias Gomes ENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação  Prof. Dr. Rafael Siqueira de Guimarães
Everton Ribeiro “PARA QUE ESSE DRAMA?”: transversalidade no ensino de teatro  Prof. Dr. Rafael Siqueira de Guimarães
 Flaviane Pelloso Molina Freitas GESTÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: a formação do gestor escolar no programa “Educação Inclusiva: direito a diversidade” (2003-2013).  Profª. Drª. Marisa Schneckenberg
Isabel Castilho Palhano A EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL E NO PARANÁ NOS ANOS 50 E A  MATERIALIZAÇÃO NO CURSO NORMAL REGIONAL DE GUARAPUAVA  Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo
Jaqueline Puquevis de Souza AS ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS, ESTADO E EMPRESARIADO NA LEI DE APRENDIZAGEM Nº 10.097/2000: ações e contradições Prof. Dr. Adair Angelo Dalarosa
Juliana Berg  JULGAMENTO MORAL EM MENINAS QUILOMBOLA: um estudo educacional da Comunidade Invernada Paiol de Telha, Paraná Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena
Karolina Siebert Sapelli Schadeck CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DE UMA PROPOSTA DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA Profª. Drª. Jáima Pinheiro de Oliveira
Katiane dos Santos OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PAUTA: conteúdos de ensino da educação básica e conhecimentos constituintes dos processos de seleção para ingresso no ensino superior  Prof. Dr. Emerson Luís Velozo
Liliani Hermes Cordeiro Schvarz A ESFERA DA COTIDIANIDADE E DA NÃO-COTIDIANIDADE: desafios e limites na ação do pedagogo na escola Prof. Dr. Alessandro de Melo
Luana Pires Weissböck BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE: à procura da arte na educação infantil Profª. Drª. Aliandra Cristina Mesomo Lira
Lucineia Moreira de Souza “AVANTE GUARAPUAVA”: educação e modernização na década de 50 Prof. Dr. Carlos Herold Junior
Marielli Ramos Pinheiro COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: com a palavra, o cotista negro  Prof. Dr. Emerson Luís Velozo
Patrícia Regina Ciaramello (DES)CAMINHOS EDUCACIONAIS: da educação indígena comunitária à universidade  Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena
Silvia Iris Afonso Lopes Semkiv ANÁLISE DA DINÂMICA DE AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NUM SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO  Profª. Drª. Jáima Pinheiro de Oliveira
Vitor de Moraes PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO): entre a pauta dos povos do campo e o decidido pelo Estado  Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo
Viviane Silveira Batista ANÁLISE DO PERCURSO ESCOLAR E O PROCESSO DO DELITO DOS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA PATRONATO MUNICIPAL DA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR Prof. Dr. Alessandro de Melo
Zenira Maria Malacarne Signori  RETRATO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM GUARAPUAVA-PR: tempo do trabalho e do trabalhador/estudante do ensino noturno da educação básica Prof. Dr. Alessandro de Melo