AUTOR(A) TÍTULO ORIENTADOR(A) DISSERTAÇÃO

ANDREIA BANDEIRA

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS ABORDAM ESSE TEMA? Prof. Dr. Emerson Luís Velozo

DÉBORA RIBEIRO

EUROCENTRISMO E CURRÍCULO: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES CURRICULARES CRÍTICAS E NÃO CRÍTICAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E DA ECOLOGIA DE SABERES Prof. Dr. Alessandro de Melo

DIEGO GEOVAN DOS REIS

AS VIAGENS DO GRAND TOUR SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: REFLEXÕES FENOMENOLÓGICAS DA OBRA VIAGEM À ITÁLIA, DE JOHANN WOLFGANG VON GOETHE Profª. Drª. Poliana Fabíula Cardozo

DOACIR DOMINGOS FILHO

A DIVERSIDADE DE GÊNERO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE ARTE Profª. Drª. Margarida Gandara Rauen
EDUARDO MACIEL FERREIRA MANUAIS DIDÁTICOS E LEITURA: AS PRÁTICAS DE LEITURA DAS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA ITINERANTE VAGNER LOPES Prof. Dr. Marcos Gehrke

ELIANE DOMINICO

EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS E RELAÇÕES ESTABELECIDAS: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA Profª. Drª. Aliandra Cristina Mesomo Lira

FÁBIO KRUK

DE “LABORIOSOS E MORIGERADOS” A EMPECILHOS PARA A NAÇÃO: COLONIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DOS IMIGRANTES POLONESES EM IRATIPARANÁ (1900-1939) Profª. Drª. Luciane Neuvald

FRANCIELLY CRISTINA WISNIEVSKI
TRELHA LEITE

A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, MATRIZES POLÍTICAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS EM DISPUTA. UM ESTUDO CRÍTICO A PARTIR DO PPP DO COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA EM GUARAPUAVA – PR Prof. Dr. Adair Ângelo Dalarosa

GÉSSICA KAROLINE DE ANDRADE

EDUCAÇÃO NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL (PR) – O CASO DA ESCOLA RURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO E A EMPRESA ALLIANCE ONE: A IDEOLOGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Profª. Drª. Michelle Fernandes Lima

ILSON JOSÉ PEREIRA DA LUZ

IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PARANÁ Profª. Drª. Marisa Schneckenberg

JANAINA ISIS RODASKI

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO REGULAR EM TEMPO INTEGRAL DE PARANAGUÁ/PR Prof. Dr. Khaled Omar Mohamad El Tassa

JANICE TERESINHA WOLLMER
TERENCIO

VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MANGUEIRINHA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE Prof. Dr. Alessandro Melo

JAQUELINE BOENO D’AVILA

AS INFLUÊNCIAS DOS AGENTES PÚBLICOS E PRIVADOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Profª. Drª. Michelle Fernandes Lima

JOÃO MENDES DA ROCHA JUNIOR

A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS ESTUDANTES SECUNDARISTAS Prof. Dr. Adair Ângelo Dalarosa

KELLY LETÍCIA DA SILVA SAKATA

PROGRAMA GESTÃO PARA APRENDIZAGEM: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO LEMANN NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Profª. Drª. Michelle Fernandes Lima

LEÔNIDAS MELO SANTOS

OFÍCIO DE PROFESSOR: ENTRE O ARTÍFICE E O ARTISTA – UMA ANÁLISE ADORNIANA Profª. Drª. Luciane Neuvald

LILIANE VOLOCHATI GUIMARÃES

OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM UMA COMUNIDADE DE CAPOEIRA Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva

LUCIANA MARIA DE MATOS E SILVA

O PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ÊNFASE NO PLANEJAMENTO DA ESCOLA ITINERANTE CAMINHOS DO SABER Prof. Dr. Marcos Gehrke
MARTA REGINA COPPE DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO AO DIREITO A EDUCAÇÃO: A DESREGULAMENTAÇÃO COMO PRÁTICA AUTORITÁRIA DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE CHOPINZINHO, PR (2007-2015) Prof. Dr. Adair Ângelo Dalarosa
ROKELY SCHEIFITER DE RAMOS ABORDAGENS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO Prof. Dr. Emerson Luís Velozo

RUDIMAR DA ROCHA LYRA REBELLO

HIP HOP: O ENSINO DAS RUAS Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva

SILVANE DEILA FEIX

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E GESTÃO DE LÍNGUAS EM ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA – BRASIL/ARGENTINA Profª. Drª. Cibele Krause Lemke

SILVÉRIA DA APARECIDA FERREIRA

FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES LICENCIADOS EM HISTÓRIA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ (2016/2017) Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari
THAILE CRISTINA LOPES VIEIRA A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA NO MST: CONCEPÇÃO, PRODUÇÃO DE MATERIAIS E O TRABALHO NA ESCOLA Prof. Dr. Marcos Gehrke
THAIS RODRIGUES DOS SANTOS CONSTELAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS PRÁTICAS DA UMBANDA NO TERREIRO MÃE OXUM E PAI OGUM Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva

VALDIVÂNIA PEREIRA BARBOSA

AS BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PARANÁ (1990 – 2017) Prof. Dr. Marcos Gehrke

VIVIANE CRISTINA PRINCIVAL

наші люди співають (Nashi liúde spivaiúth). MÚSICA CULTURA E ENSINO: O CANTO UCRANIANO E SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZADO EM COMUNIDADES DE DESCENDENTES DE IMIGRANTES DESTA ETNIA NO PARANÁ Profª. Drª. Poliana Fabíula Cardozo