AUTOR(A) |
TÍTULO |
ORIENTADOR(A) |
DISSERTAÇÃO |
ANDREIA BANDEIRA
|
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS ABORDAM ESSE TEMA? |
Prof. Dr. Emerson Luís Velozo |
|
DÉBORA RIBEIRO
|
EUROCENTRISMO E CURRÍCULO: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES CURRICULARES CRÍTICAS E NÃO CRÍTICAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E DA ECOLOGIA DE SABERES |
Prof. Dr. Alessandro de Melo |
|
DIEGO GEOVAN DOS REIS
|
AS VIAGENS DO GRAND TOUR SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: REFLEXÕES FENOMENOLÓGICAS DA OBRA VIAGEM À ITÁLIA, DE JOHANN WOLFGANG VON GOETHE |
Profª. Drª. Poliana Fabíula Cardozo |
|
DOACIR DOMINGOS FILHO
|
A DIVERSIDADE DE GÊNERO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA DISCIPLINA DE ARTE |
Profª. Drª. Margarida Gandara Rauen |
|
EDUARDO MACIEL FERREIRA |
MANUAIS DIDÁTICOS E LEITURA: AS PRÁTICAS DE LEITURA DAS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA ITINERANTE VAGNER LOPES |
Prof. Dr. Marcos Gehrke |
|
ELIANE DOMINICO
|
EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS E RELAÇÕES ESTABELECIDAS: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA |
Profª. Drª. Aliandra Cristina Mesomo Lira |
|
FÁBIO KRUK
|
DE “LABORIOSOS E MORIGERADOS” A EMPECILHOS PARA A NAÇÃO: COLONIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DOS IMIGRANTES POLONESES EM IRATIPARANÁ (1900-1939) |
Profª. Drª. Luciane Neuvald |
|
FRANCIELLY CRISTINA WISNIEVSKI
TRELHA LEITE
|
A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, MATRIZES POLÍTICAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS EM DISPUTA. UM ESTUDO CRÍTICO A PARTIR DO PPP DO COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA EM GUARAPUAVA – PR |
Prof. Dr. Adair Ângelo Dalarosa |
|
GÉSSICA KAROLINE DE ANDRADE
|
EDUCAÇÃO NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL (PR) – O CASO DA ESCOLA RURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO E A EMPRESA ALLIANCE ONE: A IDEOLOGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL |
Profª. Drª. Michelle Fernandes Lima |
|
ILSON JOSÉ PEREIRA DA LUZ
|
IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PARANÁ |
Profª. Drª. Marisa Schneckenberg |
|
JANAINA ISIS RODASKI
|
A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO REGULAR EM TEMPO INTEGRAL DE PARANAGUÁ/PR |
Prof. Dr. Khaled Omar Mohamad El Tassa |
|
JANICE TERESINHA WOLLMER
TERENCIO
|
VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE MANGUEIRINHA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE |
Prof. Dr. Alessandro Melo |
|
JAQUELINE BOENO D’AVILA
|
AS INFLUÊNCIAS DOS AGENTES PÚBLICOS E PRIVADOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
Profª. Drª. Michelle Fernandes Lima |
|
JOÃO MENDES DA ROCHA JUNIOR
|
A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS ESTUDANTES SECUNDARISTAS |
Prof. Dr. Adair Ângelo Dalarosa |
|
KELLY LETÍCIA DA SILVA SAKATA
|
PROGRAMA GESTÃO PARA APRENDIZAGEM: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO LEMANN NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO |
Profª. Drª. Michelle Fernandes Lima |
|
LEÔNIDAS MELO SANTOS
|
OFÍCIO DE PROFESSOR: ENTRE O ARTÍFICE E O ARTISTA – UMA ANÁLISE ADORNIANA |
Profª. Drª. Luciane Neuvald |
|
LILIANE VOLOCHATI GUIMARÃES
|
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM UMA COMUNIDADE DE CAPOEIRA |
Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva |
|
LUCIANA MARIA DE MATOS E SILVA
|
O PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM ÊNFASE NO PLANEJAMENTO DA ESCOLA ITINERANTE CAMINHOS DO SABER |
Prof. Dr. Marcos Gehrke |
|
MARTA REGINA COPPE |
DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO AO DIREITO A EDUCAÇÃO: A DESREGULAMENTAÇÃO COMO PRÁTICA AUTORITÁRIA DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE CHOPINZINHO, PR (2007-2015) |
Prof. Dr. Adair Ângelo Dalarosa |
|
ROKELY SCHEIFITER DE RAMOS |
ABORDAGENS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO |
Prof. Dr. Emerson Luís Velozo |
|
RUDIMAR DA ROCHA LYRA REBELLO
|
HIP HOP: O ENSINO DAS RUAS |
Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva |
|
SILVANE DEILA FEIX
|
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E GESTÃO DE LÍNGUAS EM ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA – BRASIL/ARGENTINA |
Profª. Drª. Cibele Krause Lemke |
|
SILVÉRIA DA APARECIDA FERREIRA
|
FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES LICENCIADOS EM HISTÓRIA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ (2016/2017) |
Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari |
|
THAILE CRISTINA LOPES VIEIRA |
A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA NO MST: CONCEPÇÃO, PRODUÇÃO DE MATERIAIS E O TRABALHO NA ESCOLA |
Prof. Dr. Marcos Gehrke |
|
THAIS RODRIGUES DOS SANTOS |
CONSTELAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS PRÁTICAS DA UMBANDA NO TERREIRO MÃE OXUM E PAI OGUM |
Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva |
|
VALDIVÂNIA PEREIRA BARBOSA
|
AS BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS CURRÍCULOS DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PARANÁ (1990 – 2017) |
Prof. Dr. Marcos Gehrke |
|
VIVIANE CRISTINA PRINCIVAL
|
наші люди співають (Nashi liúde spivaiúth). MÚSICA CULTURA E ENSINO: O CANTO UCRANIANO E SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZADO EM COMUNIDADES DE DESCENDENTES DE IMIGRANTES DESTA ETNIA NO PARANÁ |
Profª. Drª. Poliana Fabíula Cardozo |
|