Laboratório de Pesquisas em Políticas e Fundamentos da Educação

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE PESQUISAS EM POLÍTICAS E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Responsável(is) pelo laboratório:

Alessandro de Melo

Angela Maria Hidalgo

Marlene Lucia Siebert Sapelli

Marisa Schneckenberg

Descrição do Laboratório

x-x

Descrição das atividades desempenhadas

Por reunir diferentes grupos de pesquisa e ter como objetivo o aprofundamento das discussões que hoje existem no âmbito da graduação e pós-graduação na UNICENTRO, lançaremos mão de todas as atividades que, de alguma forma, colaborem com o aumento qualitativo e quantitativo da pesquisa qualificada em educação: a) proposição e execução de projetos de pesquisa; b) organização de publicações acadêmicas para divulgação dos estudos; c) organização de grupos de estudos para formar pesquisadores e melhorar os resultados dos estudos existentes e d) organização de eventos para divulgação e discussão das pesquisas realizadas; e) proposição de cursos de formação permanente de professores da educação básica, entre outros.

Público a quem será destinado o laboratório

O laboratório agregará pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação que coordenam e/ou participam de projetos de pesquisa cujo foco são os fundamentos da educação bem como a avaliação e planejamento das políticas educacionais brasileiras.

Campus

Guarapuava

Laboratório de Educação Infantil - Labrinquei

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- LABRINQUEI

Responsável(is) pelo laboratório:

Roseli Viola Rodrigues

Jane Maria de Abreu Drewinski

Descrição do Laboratório

A Brinquedoteca caracteriza-se como um laboratório lúdico-pedagógico, para alunos e professores que integram o Curso de Pedagogia, atrelando os três eixos de atuação e formação da Universidade – ensino, pesquisa e extensão. Procura beneficiar a comunidade acadêmica e as instituições públicas de educação infantil do município de Guarapuava.

Descrição das atividades desempenhadas

Brincadeiras livres e orientadas, sessões de contação de histórias, atividades vinculadas às disciplinas de Estágio e Metodologia em Educação Infantil.

Público a quem será destinado o laboratório

Público a quem será destinado o laboratório

Filhos dos servidores da UNICENTRO, crianças cujas famílias são atendidas pelo NEDIJ, crianças da comunidade em geral frequentadoras das escolas do município. Alunos dos cursos de graduação da UNICENTRO, em especial do curso de Pedagogia.

Campus

Guarapuava

Laboratório de Pesquisa em Diversidade e Política Linguística

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM DIVERSIDADE E POLÍTICA LINGUÍSTICA

Responsável(is) pelo laboratório:

Cibele Krause Lemke

Descrição do Laboratório

Laboratório de pesquisa

Descrição das atividades desempenhadas

PESQUISA NA ÁREA DO PROJETO: Política linguística no estado do Paraná: línguas de imigração e línguas de fronteira

Público a quem será destinado o laboratório

Professores e Alunos da Graduação em Letras e Professores e Alunos da Pós-Graduação em Educação

Campus

Irati

Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento Infantil - Lapedi

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL – LAPEDI

Responsável(is) pelo laboratório:

Jáima Pinheiro de Oliveira

Descrição do Laboratório

Este espaço está vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia e ao Grupo de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Infantil, Linguagem e Processos Educativos (GEDILPE). Esse grupo encontra-se cadastrado junto ao CNPq, certificado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e possui como líder a professora Jáima Pinheiro de Oliveira, ora denominada Supervisora do Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (LAPEDI). O Laboratório possui 4 salas, sendo 1 para secretaria, 1 para reuniões e 1 para atendimentos ou atividades clínicas e educacionais. Uma destas salas corresponde ao LABORVOZ, Laboratório de voz, também vinculado ao DEFONO.

Descrição das atividades desempenhadas

Reuniões científicas do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Infantil,
Linguagem e Processos Educativos (GEDILPE);

Cursos de formação continuada voltados para as áreas de Fonoaudiologia Clínica e
Educacional;

Eventos científicos de pequeno porte, em razão da limitação do espaço, também voltados para as áreas de Fonoaudiologia Clínica e Educacional;

Avaliações e diagnósticos especializados nas áreas de Linguagem Escrita (Leitura e Escrita), Linguagem Oral e Motricidade Orofacial.

Público a quem será destinado o laboratório

Alunos e pesquisadores vinculados ao DEFONO e/ou cursos de Pós-Graduação nos quais os professores responsáveis pelo LAPEDI tenham vínculo.

Campus

Irati

Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos - Neaa

Nome do Laboratório:

NÚCLEO DE ESTUDOS AMERÍNDIOS E AFRICANOS – NEAA

Responsável(is) pelo laboratório:

Jefferson Olivatto da Silva

Descrição do Laboratório

O espaço físico compartilhado com o LAPE. Propõe-se a atuar como referência regional às comunidades ameríndias e africanas no que tange à Lei 11.645/2008 sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e ameríndia.

Descrição das atividades desempenhadas

Atividades extensionistas, pedagógicas e de pesquisas interdisciplinares sobre questões relativas à ascendência ameríndia e africana. Nesse sentido, os estudos dependem das áreas de atuação de seus membros. Atualmente congrega as áreas de licenciaturas, saúde e agrárias.

Público a quem será destinado o laboratório

Alunos de graduação e pós-graduação, professores da universidade, de outras instituições (Faculdade Guarapuava), bem como à comunidade externa, como prefeituras, Núcleos Regionais de Educação, associações de capoeira e hip hop e comunidades indígenas Kaigang e Guarani.

Campus

Guarapuava

Laboratório da Educação do Campo - Laec

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO – LAEC

Responsável(is) pelo laboratório:

Marlene Lucia Siebert Sapelli

Marcos Gehrke

Descrição do Laboratório

Trata-se de uma sala com escrivaninhas de trabalho, com vários equipamentos de informática que atendem as necessidades do grupo vinculado à Educação do campo; no mesmo espaço há uma divisória na qual está organizada uma pequena biblioteca com materiais catalogados para empréstimo a pessoas da comunidade, docentes e discentes. Nesse espaço também são arquivados materiais da Licenciatura em Educação do Campo, da pós graduação em Educação do Campo, da Articulação Regional de Educação do Campo e dos projetos desenvolvidos pelo grupo.

Descrição das atividades desempenhadas

O objetivo do LAEC  é disponibilizar material de pesquisa para discentes e docentes que pesquisam questões referentes à Educação do Campo da Universidade ou da comunidade, especialmente aqueles vinculados ao Grupo de Pesquisa MovEcampo (Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo), cadastrado no CNPq e reconhecido pela instituição e da pós-graduação em Educação do Campo; ser espaço de discussão, planejamento e organização de materiais para implementação de projetos de extensão em escolas do campo; realização das reuniões da diretoria executiva da Articulação Regional de Educação do Campo e outras atividades necessárias para a implementação de ações diretamente ligadas à Educação do Campo.

Público a quem será destinado o laboratório

Docentes,  discentes e pessoas da comunidade vinculados às atividades e projetos da Educação do Campo.

Campus

Guarapuava

Laboratório de Psicologia Educacional - Lape

Nome do Laboratório:

LABORATORIO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL – LaPE

Responsável(is) pelo laboratório:

Carla Luciane Blum Vestena

Descrição do Laboratório

O LaPE constitui-se em infraestrutura de pesquisa, além de outras ações pedagógicas, em um ambiente de estudos científicos sobre o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças, adolescentes e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Atenta-se também das pesquisas sobre o desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por déficit de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.

Descrição das atividades desempenhadas

Produções científicas: apresentação de trabalhos em simpósios no Brasil e no exterior, publicações de resumos, capítulos de livros e livros voltados à área de atuação do grupo, e ações de popularização da ciência e da tecnologia, bem como a interação e a devolutiva para a comunidade e para os sujeitos de pesquisa.

No LaPE estuda-se a aprendizagem, o sujeito que aprende, aquilo que ele está apontando, como a escola em seu conteúdo sociocultural, dedica-se ao estudo dos processos de aprendizagem. O espaço do LaPE é transdisciplinar, pois se constitui a partir de uma compreensão acerca da complexidade dos processos de aprendizagem e, dentro desta perspectiva, das suas deficiências.

Os pesquisadores da psicologia educacional desenvolvem e aplicam diversas teorias de ensino e aprendizagem que pretendem explicar como se processa a aprendizagem. Estas teorias baseiam-se em princípios diversos: científicos, mas também éticos e filosóficos. Entre as teorias mais referidas encontramos: Cognitivismo, Construtivismo, Cognitivismo social, Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural ‎etc.

Entre os teóricos mais referidos nesta área encontram-se: Jean Piaget 1896-1980, Lev Semenovich Vygotsky 1896-1934, Reuven Feuerstein 1921, etc

Público a quem será destinado o laboratório

Pesquisadores, Professores, alunos de pós-graduação e graduação, bem como, estudantes de ensino médio. Atualmente, atende às demandas de uma equipe multidisciplinar vinculada ao grupo de pesquisas e estudos GIEDH – Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação, composta de 4 pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação, ensino médio e técnicos.

Campus

Guarapuava

Laboratório de Orientação Transdisciplinar e Ações Sócio Educativas - Rotas

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE ORIENTAÇÃO TRANSDISCIPLINAR E AÇÕES SÓCIO EDUCATIVAS – ROTAS

Responsável(is) pelo laboratório:

Christine Vargas Lima

Descrição do Laboratório

O laboratório ROTAS objetiva proporcionar o desenvolvimento e a difusão da práxis pedagógica, através de metodologias que contemplem a diversidade científica e socioeducativa no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, do público docente e discente.

Descrição das atividades desempenhadas

Auxilia nas atividades práticas dos estágios supervisionados do SEHLA;

Espaço onde são elaboradas atividades para o grupo UNICOOP;

Espaço destinados a grupos de pesquisadores;

Espaço destinado a estudos dos alunos de Graduação e Pós-Graduação;

Espaço destinado a projeto de extensões;

Espaço destinado a aulas de Novas Tecnologias

Público a quem será destinado o laboratório

Atualmente, atende às demandas de uma equipe multidisciplinar vinculada ao grupo de pesquisas e estudos GIEDH, composta de pesquisadores, estudantes e técnicos.

Campus

Guarapuava

Laboratório de Educação Especial - LEA

Nome do Laboratório:

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – LEA

Responsável(is) pelo laboratório:

Ana Aparecida Machado de Oliveira Barby e Carla Luciane Blum Vestena

Descrição do Laboratório

O LEA constitui-se em infraestrutura de pesquisa, além de outras ações pedagógicas, acerca da temática dos alunos portadores de necessidades especiais. Atualmente, atende às demandas de uma equipe multidisciplinar vinculada ao grupo de pesquisas e estudos Giedh, composta de pesquisadores, estudantes.

Descrição das atividades desempenhadas

Desenvolve pesquisa, extensão e atividades pedagógicas de apoio a crianças inclusas em escolas comum de ensino fundamental da rede pública do município de Guarapuava, Paraná.

Público a quem será destinado o laboratório

Atualmente, atende às demandas de uma equipe multidisciplinar vinculada ao grupo de pesquisas e estudos GIEDH, composta de pesquisadores, estudantes e técnicos.

Campus

Guarapuava