RESUMO DA OBRA “LAÇOS DE FAMÍLIA”, DE CLARICE LISPECTOR

Contexto social e histórico: O ano de 1945 marca o fim da Segunda Guerra Mundial e mostra o mundo que sobreviveu a Hitler e aos campos de concentração, à bomba atômica de Hiroshima e a todos os horrores da guerra. No Brasil, o ano de 1945 marca o fim do Estado Novo de Getúlio Vargas e o início de certa experiência democrática que terminaria bruscamente em 1º de abril de 1964.
Estilo literário da época: Modernismo. A prosa de ficção da terceira fase do Modernismo brasileiro, sobretudo a de Guimarães Rosa e a de Clarice Lispector, é o exemplo melhor do uso da linguagem como instrumento para captar o universo humano e sugerir a amplitude de sua dimensão, apresentando o corpo humano e a natureza.
Sobre a obra: Laços de família é uma coletânea, publicada em 1960 que traz histórias da classe média carioca, mais ou menos na década de 50. É um livro constituído de 13 contos, e eles se interligam através de uma temática comum a quase todos: o desentendimento familiar.
Os contos que compõe a obra são:
· Devaneio e Embriaguez duma Rapariga;
· Amor;
· Uma Galinha;
· A Imitação da Rosa;
· Feliz Aniversário;
· A Menor Mulher do Mundo;
· O Jantar;
· Preciosidade;
· Os Laços de Família;

 

· Começos de uma Fortuna;
· Mistérios em São Cristóvão;
· O Crime do Professor de Matemática;
· O Búfalo.
Sobre a autora: Clarice Lispector, nasceu na Ucrânia em 1920, mas veio para o Brasil quando ainda era criança, a família, que era judia, estava fugindo da perseguição religiosa. Em 1925 muda-se com a família para a cidade do Recife onde Clarice passa sua infância no Bairro da Boa Vista. Aprendeu a ler e escrever muito nova. Com 19 anos publica seu primeiro conto “Triunfo” no semanário Pan. Em 1943 forma-se em Direito e casa-se com o amigo de turma Maury Gurgel Valente. Em novembro de 1977 soube que sofria de câncer generalizado. Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *