Projeto: A fotografia: há muito mais textos além do verbal para a comunidade da terceira idade
Público alvo: UNATI/UNICENTRO

OBS: Essa atividade pode ser enquadrada, também, na atividade de pesquisa, pois os petianos deverão fazer fichamentos das obras para poderem montar a oficina.

          A fotografia nasceu sob a égide de verdade absoluta. Sua inserção na mídia impressa, no entanto, modificou seu papel, fazendo dela um instrumento capaz de atender aos interesses políticos, econômicos e ideológicos. A verdade que a fotografia transpassa nada mais é do que uma representação (parcial/total) da realidade, muitas vezes forjada para atender a interesses de alguns sujeitos. O objetivo da oficina é observar as condições de produção do discurso fotográfico e aplicar técnicas que permitam o reconhecimento das ideologias, para que isso aconteça é necessário a reeducação do olhar.
A oficina envolvendo fotografia partiu da necessidade de se apresentar uma proposta de ensino reflexivo (a partir do uso de textos midiáticos) com base nos PCN´s (2002) e na teoria de Vygotsky (1994). O Projeto direciona a oficina também para os idosos que fazem parte da Universidade da Terceira Idade.

OBJETIVOS:

  •  Evidenciar a existência de um sujeito constituído ideologicamente na produção da fotografia;
  •  Observar as condições de produção determinantes do sentido das imagens;
  •  Perceber o texto não-verbal a partir da fotografia;
  •  Analisar como a fotografia faz um recorte do real;
  •  Atentar para os elementos constituintes na fotografia e os pontos de atenção do olhar.

 

Projeto: Aulas de Leitura para Deficientes visuais
Público Alvo: Alunos da APADEVI

OBS: Essa atividade consta em Atividades de Ensino e Extensão pois abrange as duas categorias.

          O PET como um movimento social, procura atingir as várias camadas sociais respeitando e valorizando as diferenças, dessa maneira o grupo visa integrar suas atividades com as reais necessidades dos alunos da APADEVI ( Associação Paranaense de Deficientes Visuais). Assim, buscando inserção social, o grupo Programa de Educação Tutorial – PET Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, vem atender a necessidade dos alunos portadores de deficiência visual da APADEVI ( Associação Paranaense de Deficientes Visuais) , proporcionando um espaço de contato e diálogo de obras literárias e atualidades, com enfoque para as obras requisitadas no Concurso vestibular da Unicentro.

OBJETIVOS:

  •  Gravar em forma de audiolivro o enredo dos livros pedidos no Concurso Vestibular.
  •  Contextualizar as obras à realidade dos alunos.
  •  Aproximar os alunos deficientes dos estudos literários
  • Suprir as necessidades de informação e transmitir os limites que se impõem aos deficientes visuais.

 

Projeto: Mostra PET-letras
Público-alvo: Acadêmicos campus Santa Cruz

          A discussão que leva ao conhecimento, assim sendo faz-se necessário um momento de discussão entre os grupos PET da universidade, para apresentar os resultados à comunidade acadêmica e para partilhar a evolução dos grupos entre siomento destinado para o grupo Pet-Letras expor seus projetos, a Mostra é dirigida aos calouros do campus, nesta Mostra apresenta-se os trabalho do ano anterior buscando familiarizar os alunos aos trabalhos do grupo.

OBJETIVOS:

  • Proporcionar um espaço para a divulgação dos trabalhos científicos e atividades desenvolvidas durante o ano, realizados por integrantes do Programa de Educação Tutorial – PET Letras Unicentro. A Mostra permite que a comunidade acadêmica conheça o que está sendo realizado pelo grupo.

 

Planejamento completo: planejamento-pet-2017