Os dois Projetos – extensão e pesquisa – são integradores das ações executadas por toda a equipe NEAA: pesquisa, ensino e extensão configuram práticas interdisciplinares a partir do diálogo entre saberes científicos e comunitários.

Dessa forma, disciplinas de Graduação e Mestrado em Educação, pesquisas de Iniciação Científica e IC-EM, Trabalho de Conclusão de Curso, Especialização e Mestrado e ações extensionistas  são integradas pelo foco da aplicação da Educação Étnico-Racial.

  • Instrumentalização do Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos – Lei 11.645/2008 – Programa Universidade Sem Fronteiras

Constatamos que a implementação da Lei 11.645/2008 é possível acontecer tendo em vista alguns aspectos: interesse das escolas em mudar suas práticas pedagógicas, estreitamente da relação entre professores(as), estudantes e comunidade e disposição de tempo e espaço para que a aprendizagem feita pelas oficinas ocorram. Dessa forma, percebemos que há uma maior integração e implementação de ações didático-pedagógicas se as oficinas são realizadas nas escolas, o que nos permite aprimorar e aprofundar estudos regionais por meio da Antropologia da Educação.

Coordenação: Jefferson Olivatto da Silva

  • Saberes afro-brasileiros: um novo aporte à aplicação da lei 10.639/2003 – CNPq – Chamada 22/2014:

Há ainda dificuldade de aplicação da lei 10.639/2003 pela dificuldade de acesso a materiais didático-pedagógicos e conhecimento de raciocínios que acercam esses conteúdos. Por conta desse fator, procuramos investigar novas formas de efetivar essa lei tendo como enfoque o conflito dos saberes tradicionais e da biomedicina que as comunidades afro-brasileiras enfrentam. Nossa pesquisa utilizará em um primeiro momento a Antropologia da Educação para fazer um levantamento desses saberes. Em seguida pela pesquisa/ação serão criadas oficinas pedagógicas para criar um espaço dialógico no interior das escolas por meio da concepção de cuidados comunitários. Contando com o apoio de um núcleo de estudos interdisciplinar consideramos que esse tipo de pesquisa contribuirá para políticas locais tanto educacionais quanto de saúde por lidar com o racismo em suas diferentes formas.

Coordenação: Jefferson Olivatto da Silva