Grupo de Estudos sobre a lei 11.645/2008 – História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena.
Temos como objetivo desenvolver metodologias pedagógicas em unidades escolares com a interação com os saberes populares​ locais. Por meio desses diálogos propomos criar um ambiente dialógico para que os membros da comunidade percebam que seus saberes podem ser instrumentalizados com os saberes escolares e vice-versa. Nesse sentido, a constatação de lógicas simbólicas operantes no cotidiano das comunidades pode favorecer a compreensão de comportamentos sociais medidante as políticas públicas de saúde e de educação.

SAÚDE

Medicina tradicional compreende as ações voltadas ao bem estar coletivo de comunidades urbanas, tradicionais e em assentamentos.
A saúde das populações negras é compreendida em seu caráter interdisciplinar que perpassa desde a saúde mental, ações preventivas, ervas medicinais e cuidados comunitários. Lembrando que as populações negras compartilham situações de exclusão de longa duração.

EDUCAÇÃO

A lei 10.639/2003 e 11.645/2008 proporcionam às escolas ter acesso ao patrimônio cultural passado e atualizado da sociedade brasileira. Para tanto a capacitação da rede escolar é importante para que haja, de fato, a introdução desses novos conceitos e raciocínios no currículo escolar. Por isso estabelecemos parceriais com as secretarias municipais e estaduais para o desenvolvimento de novas metodologias e materiais didático-pedagógicos.

CULTURA

A prática etnográfica colabora para constatar e interpretar a lógica afetoemotiva e simbólico em que as populações lidam com sua condição de exclusão. Nesse sentido, buscamos desenvolver dialogicamente ações sobre o sofrimento coletivo.