Ações
Grupo de Estudos sobre a lei 11.645/2008 – História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena.
Temos como objetivo desenvolver metodologias pedagógicas em unidades escolares com a interação com os saberes populares locais. Por meio desses diálogos propomos criar um ambiente dialógico para que os membros da comunidade percebam que seus saberes podem ser instrumentalizados com os saberes escolares e vice-versa. Nesse sentido, a constatação de lógicas simbólicas operantes no cotidiano das comunidades pode favorecer a compreensão de comportamentos sociais medidante as políticas públicas de saúde e de educação.
SAÚDE
Medicina tradicional compreende as ações voltadas ao bem estar coletivo de comunidades urbanas, tradicionais e em assentamentos.
A saúde das populações negras é compreendida em seu caráter interdisciplinar que perpassa desde a saúde mental, ações preventivas, ervas medicinais e cuidados comunitários. Lembrando que as populações negras compartilham situações de exclusão de longa duração.
EDUCAÇÃO
A lei 10.639/2003 e 11.645/2008 proporcionam às escolas ter acesso ao patrimônio cultural passado e atualizado da sociedade brasileira. Para tanto a capacitação da rede escolar é importante para que haja, de fato, a introdução desses novos conceitos e raciocínios no currículo escolar. Por isso estabelecemos parceriais com as secretarias municipais e estaduais para o desenvolvimento de novas metodologias e materiais didático-pedagógicos.
CULTURA
A prática etnográfica colabora para constatar e interpretar a lógica afetoemotiva e simbólico em que as populações lidam com sua condição de exclusão. Nesse sentido, buscamos desenvolver dialogicamente ações sobre o sofrimento coletivo.