Pesquisas
PESQUISAS EM ANDAMENTO: (inicio fevereiro de 2021)
- Os estudos e pesquisas serão realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (PPGE/UNICENTRO). Pesquisas vinculadas ao grupo: iniciação cientifica, mestrado e doutorado.
- Principais temas e problemáticas:
- 1. Políticas Educacionais Contemporâneas: politicas curriculares e a gestão no contexto de privatização da educação pública.
- 2. A pesquisa em políticas educacionais com o foco nos aspectos teóricos e metodológicos. Com foco: Gramsci e Bourdieu
- Outra frente de pesquisa em parceria com o Observatório do Ensino Médio (UFPR): Politicas Curriculares e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um estudo sobre a produção acadêmica.
PESQUISAS CONCLUÍDAS:
- Indicadores dos processos de privatização nas redes de ensino municipais da Mesorregião Sudeste do Pr.
Objetivo:
Identificar e sistematizar dados sobre os processos de privatização no âmbito das redes municipais de ensino da Mesorregião Sudeste do Pr.
Período de Realização: março de 2019 á dezembro de 2020
VALORIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ
Objetivo:
Levantar e sistematizar dados sobre as condições de trabalho nas Redes Municipais de Educação da Região Sudeste do Paraná, para verificar como se caracterizam as políticas de valorização docente. Esta pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Grupo de Pesquisa Capital, trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais da UEPG/PPGE.
Período de Realização:
Julho/2016 – Agosto/2017.
Para mais informações sobre a pesquisa, consultar o site: https://valorizacaodocente.wordpress.com/
TESES EM ANDAMENTO
- O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI: UM ESTUDO DA SUA APROPRIAÇÃO NAS PESQUISAS SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS
(Elem Lustosa)
Orientadora: Michelle Fernandes Lima
DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO
- A FORMAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNICENTRO 2010-2014
(Patrícia )
Orientadora: Marisa Schneckenberg
- O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DO SISTEMA EDUCACIONAL E OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO
(Maria Danieli Ferreira de Souza)
Orientadora: Marisa Schneckenberg
- OS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR(BNCC) NO PRANÁ: EM DESTAQUE O INSTITUTO REUNA
(Jussara de Fatima Ivanski Ruppel)
Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
- PODER SIMBÓLICO NA ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA REDE BÁSICA DE ENSINO DE PRUDENTÓPOLIS/PR
(Fernanda Pontarollo)
Orientadora: Marisa Schneckenberg
PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ANDAMENTO
-
A TEORIA DE PIERRE BOURDIEU NAS PESQUISAS QUE TRATAM DAS POLÍTICAS QUE TRATAM DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E/OU ÁREAS AFINS NO PERÍODO 2010- 2015.
(Elis Daiane Ribeiro)
Orientadora: Marisa Schneckenberg
- A TEORIA DE PIERRE BOURDIEU NAS PESQUISAS QUE TRATAM DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E/ OU ÁREAS AFINS NO PERÍODO DE 2016-2020.
(Monica Grutka)
Orientadora: Marisa Schneckenberg
DISSERTAÇÕES CONCLUÍDAS :
- A ATUAÇÃO DO INSTITUTO NATURA NAS REDES MUNICIPAIS DA MESORREGIÃO SUDESTE PARANAENSE: EM DESTAQUE O PROJETO TRILHAS
(Caroline Santiago)
Orientadora: Michelle Fernandes Lima
- ATUAÇÃO DO PEDAGOGO SOCIAL E OS DESAFIOS NO PROGRAMA DE EXECUÇÃO DE ALTERNATIVA PENAL EM MEIO ABERTO- PATRONATO DE IRATI-PR
(Victa Ogg Jonson Gonçalves-2021)
Orientadora: Marisa Schneckenberg
- NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE A AUTONOMIA DAS IEES DO PARANÁ NOS ANOS DE 2014 A 2018
(Rafael Goetten-2021)
Orientadora: Michelle Fernandes Lima
- ASPECTOS TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS DAS DISSERTAÇÕES DA LINHA 1 “POLÍTICAS EDUCACIONAIS, HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO” DO PPGE/UNICENTRO
(Luciane Chimel – 2020)
Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
- FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM ÊNFASE NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE CAMPI GUARAPUAVA E IRATI
(Vanderleia Gura – 2020)
Orientadora: Marisa Schneckenberg
- POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): NOVOS (VELHOS) MECANISMOS DE CONTROLE E RESPONSABILIZAÇÃO
(Graciele Lipsuch – 2020)
Orientadora: Michelle Fernandes Lima
- A CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IRATI-PR.: ENTRE O COMPROMISSO DOS PAIS E A DESRESPONSABILIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO
(Joseli Aparecida Vieira Guimarães – 2020)
Orientadora: Michelle Fernandes Lima
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ARGENTINA: UM ESTUDO COMPARADO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO
(Paloma Domingues Ferreira – 2020)
Orientador: Gilmar de Carvalho Cruz
- O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CARACTERIZAÇÕES, AÇÕES E CONTRADIÇÕES (2019).
(Camila Santos Cornelo)
Orientador: Marisa Schneckenberg
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2019/
- PARCERIA PÚBLICO PRIVADO: UM ESTUDO SOBRE O USO DE MATERIAL APOSTILADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE IRATI – PR (2019)
(Elisandra Czekalski)
Orientador: Marisa Schneckenberg
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2019/
- PROGRAMA GESTÃO PARA APRENDIZAGEM: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO LEMANN NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (2018).
(Kelly Letícia Silva Sakata)
Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2018/?doing_wp_cron=1590114215.2453780174255371093750
- O ESTÁGIO CURRICULAR NÃO-OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI-PARANÁ (2019).
(Maria Letícia Neves)
Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2019/
- O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI E AS SUAS APROPRIAÇÕES NAS PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS (2017)
(Elem Lustosa)
Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2017/
- A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR: desafios e perspectivas da gestão escolar
(Elisângela Chlebovski Martins)
Orientador (a): Marisa Schneckenberg
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2016/
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná e a formação dos profissionais da educação no âmbito da gestão escolar
(Rayane Regina Scheidt Gasparelo)
Orientador (a): Marisa Schneckenberg
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2016/
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC – E A PRÁTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL – PR
(Andréa de Paula Pires)
Orientador (a): Marisa Schneckenberg
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2016/
- AS INFLUÊNCIAS DOS AGENTES PÚBLICOS E PRIVADOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
(Jaqueline Boeno DAvila)
Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2018/?doing_wp_cron=1590114215.2453780174255371093750
- EDUCAÇÃO NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RIO AZUL (PR)- O CASO DA ESCOLA RURAL MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO E A EMPRESA ALLIANCE ONE: A IDEOLOGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
(Géssica Karoline de Andrade)
Orientador (a): Michelle Fernandes Lima
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2018/?doing_wp_cron=1590114215.2453780174255371093750
- IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO PARANÁ
(Ilson José Pereira da Luz)
Orientador (a): Marisa Schneckenberg
Disponível em: https://www2.unicentro.br/ppge/dissertacoes-2018/?doing_wp_cron=1590114215.2453780174255371093750