Banca de Defesa de Mestrado de Marylia Ortis

No dia 19 de fevereiro aconteceu a defesa de Mestrado de mais uma de nossas pesquisadoras Marylia Ortis, com a orientação da professora Michele Fernandes Lima, com  o título: Projeto formativo previsto na Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica: implicações para o curso de de Pedagogia. Parabéns Marylia por mais essa conquista e pela excelência em sua pesquisa!

 

 

Seminário: políticas curriculares e a Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre a produção bibliográfica

No dia 25 de julho de 2022 aconteceu o Seminário: políticas curriculares e a Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre a produção bibliográfica, evento organizado pelo Observatório do Ensino Médio (UFPR) em parceria com o Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (UNICENTRO). O evento teve por objetivo apresentar os dados levantados na pesquisa integrada entre os grupos, a partir do estudo da produção acadêmica sobre a Base Nacional Comum Curricular a partir do levantamento organizado pelo pesquisador Professor Doutor Paulo Giareta (UFMS), participaram da pesquisa acadêmicos, alunos da pós-graduação, mestres e doutores. Após um longo período de estudo e encontros que aconteceram de forma remota, os participantes da pesquisa puderam reunir-se presencialmente para apresentar os dados levantados.

Para enriquecer ainda mais as discussões, o evento contou ainda com a ilustre participação do Professor Doutor Jefferson Mainardes (UEPG) e o Professor Doutor Paulo Giareta (UFMS), que se propuseram a dialogar e pensar coletivamente os caminhos da pesquisa.

Confira alguns registros do evento:

 

 

 

Banca de qualificação de Doutorado

No dia 30 de novembro de 2022 aconteceu a Banca de qualificação de Doutorado da integrante do Grupo de Pesquisa Kelly Leticia Sakata (UFPR) , que está sendo orientada pela Professora Doutora Elisângela Scaff. Cuja tese está em processo de pesquisa, intitulada “Análise da atuação do Grupo de institutos, fundações e empresas (GIFE) na gestão educacional municipal no Brasil”. A banca contou com a participação das professoras Michelle Fernandes Lima (Banca externa) e Cássia Domiciano (Banca interna).

Confira o registro desse importante momento: 

Participação do professor Jefferson Mainardes

No dia 14 de abril o Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO) em parceria com o Grupo Observatório do Ensino Médio (UFPR), contou com a ilustre participação do professor Jefferson Mainardes em uma reunião, que teve como tema de discussão os aspectos teóricos-epistemológicos na pesquisa em Política Educacional.

As contribuições do professor Jefferson que é um dos principais pesquisadores e estudiosos do tema, foram de grande relevância para a pesquisa que está sendo desenvolvida em parceria entre os dois grupos.

Esses encontros são necessários e contribuem imensamente para nossa formação enquanto pesquisadores. O nosso sincero agradecimento ao professor Mainardes.

Confira alguns registros do encontro:

Participação do Professor Névio de Campos (PPGE/UEPG) – Contribuições de Bourdieu para a pesquisa em políticas educacionais

No dia de hoje (06/04) o encontro do Grupo de Pesquisa contou com a gratificante participação do Professor Névio de Campos (PPGE/UEPG), o qual discutiu sobre o tema “Contribuições de Bourdieu para a pesquisa em políticas educacionais”. 

O encontro foi uma imensa oportunidade de aprender mais  sobre o sociólogo Pierre Bourdieu e sua  obra. As discussões pautaram-se principalmente no conceito de Estado e como podemos pensar as contribuições desse autor para nossas pesquisas.

Momentos como esse são imprescindíveis para ampliar nosso conhecimento, e nos fazem buscar sempre conhecer e pesquisar mais!

O Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação agradece imensamente a participação do professor Névio nessa construtiva atividade.

 

Confira alguns registros do encontro: 

   

Parece necessário você se interrogar sobre a ausência de interrogação.”

(Pierre Bourdieu)

Parceria em pesquisa: Grupo de Pesquisa Estado, Política  e Gestão em Educação (UNICENTRO) e o Grupo Observatório do Ensino Médio (UFPR)

No dia 22 de março foi realizada reunião com o Grupo de Pesquisa Estado, Política  e Gestão em Educação (UNICENTRO) e o Grupo Observatório do Ensino Médio (UFPR) coordenado pela Professor Dra. Mônica Ribeiro, para discussão e planejamento de uma pesquisa conjunta referente a produção acadêmica sobre o BNCC e políticas curriculares. Próxima ação será agendada para abril. 

      

 A Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da UEM, por meio do Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná promove, de abril a novembro, o I Ciclo de Palestras de Formação Política para Professores da Educação Básica. O objetivo do ciclo de palestras é promover a reflexão do professor da educação básica para que compreenda a realidade material da escola em que atua. 

Entre as atividades propostas está a participação da Professora Michelle Fernandes Lima juntamente com a Professora Gisele Masson, no encontro do mês de julho, que discutirão o tema: “As políticas educacionais: para onde vamos?”

Para mais informações, acesse:

http://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25481:cae-promove-ciclo-de-palestras-de-formacao-politica-para-professores-da-educacao-basica&catid=986:pgina-central&Itemid=211

Evento, envolvendo universidades estaduais, vai refletir sobre a educação básica

Primeira reunião online – 2021

No dia 02 de março o Grupo de Pesquisa Estado Política e Gestão em Educação realizou a primeira reunião online de 2021. E esse ano o grupo está com muitas propostas e novidades. Para esse ano os principais temas  e problemáticas a serem pesquisadas serão: 

  • 1. Políticas Educacionais Contemporâneas: politicas curriculares e a gestão no contexto de privatização da educação pública.
  • 2. A pesquisa em políticas educacionais com o foco nos aspectos teóricos e metodológicos. Com foco: Gramsci e Bourdieu

Além disso, o nosso grupo estabeleceu uma importante parceria com o Observatório do Ensino Médio (UFPR), com o objetivo de pesquisar as Politicas Curriculares e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com um estudo sobre a produção acadêmica.

Nessa primeira reunião foram apresentadas as temáticas de pesquisas a serem realizadas, bem como, repassadas as tarefas do grupo e os encaminhamentos para esse ano, que com certeza será muito produtivo.

Aos participantes do grupo desejamos um ótimo ano de 2021, de muita pesquisa, conhecimento e aprendizagem. E aos que nos acompanham, fiquem atentos que vamos ter muitas novidades para 2021!

Confira o registro do nosso primeiro encontro: 

 

 

Defesa da dissertação de Paloma Domingues Ferreira

No dia 21 de dezembro de 2020, às 09h, aconteceu pelo Google Meet, a Banca de defesa da dissertação intitulada “Formação continuada de professores da Educação Básica o Brasil e na Argentina: um estudo comparado de políticas de formação em contexto educacional inclusivo” da mestranda e pesquisadora do grupo Paloma Domingues Ferreira, pelo Programa de Pós-Graduação  (PPGE/UNICENTRO).  A Banca contou com a participação dos professores Gilmar de Carvalho Cruz (Orientador – UNICENTRO), Silmara Gomes Papi (UEPG) e  Marisa Schneckenberg (UNICENTRO) e demais convidados. Em breve a dissertação será disponibilizada.

Confira alguns registros da realização da Banca:

Defesa de dissertação de Vanderléia Gura

No dia 18 de dezembro de 2020, às 09h, aconteceu pelo Google Meet, a Banca de defesa da dissertação intitulada “Formação inicial de professores com ênfase na gestão da educação: uma análise nos cursos de licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – campi Guarapuava e Irati” da mestranda Vanderléia Gura, pelo Programa de Pós-Graduação  (PPGE/UNICENTRO). Além da professora orientadora Marisa Schneckenberg, a Banca contou com a participação das professoras Silmara Gomes Papi (UEPG) e Carla Luciane Blum Vestena (UNICENTRO) e demais convidados. Em breve a dissertação será disponibilizada.

Confira alguns registros da realização da Banca: