Sueza Basso

Prof. Dr. Eleandro José Brun UTFPR – Primeiro Examinador
Prof. Dr. Jey Marinho de AlbuquerqueSEED – Segundo Examinador
Profª. Dra. Kátia Cylene Lombardi – UNICENTRO – Terceira Examinadora
Prof. Dr. Luciano Farinha Watzlawick – UNICENTRO – Orientador e Presidente da Banca Examinadora

Resumo:

A Tectona grandis e originária do sudeste asiático e tem se adaptado bem no Brasil. O objetivo deste trabalho foi quantificar a biomassa e o estoque de C em diferentes componentes da Teca e correlacionar variáveis de produção com atributos químicos do solo. Para tanto, foi realizado um inventário com amostragem sistemática, mensurando-se a Ht e DAP em povoamento de Teca aos 27 meses de idade. Após o inventário, selecionou-se aleatoriamente 24 árvores para quantificação da biomassa, destas, 10 árvores foram selecionadas aleatoriamente para determinação do teor de C, as mesmas árvores foram utilizadas para coleta de solos. O trabalho foi dividido em dois capítulos. No capítulo I foi abordado à quantificação da biomassa, teor e estoque de C nos distintos componentes e a correlação entre as variáveis dendrométricas (DAP, Ht e DAP/Ht) com o estoque de biomassa e C. O estoque de biomassa e C foram distintos entre os componentes, sendo maior no tronco c/c e menor nos galhos. Houve diferença entre os teores de C dos componentes, sendo mais elevado no tronco c/c e raízes e menos elevado nos galhos. O DAP e a Ht apresentaram maiores correlações com a biomassa e C do tronco, já DAP/Ht com as raízes. O DAP, Ht e DAP/Ht tiverem correlações baixas com os galhos e folhas. No capitulo II, foi abordada a relação entre variáveis de produção com os atributos químicos do solo. O DAP a Ht apresentaram as maiores correlações positivas com Ca/Mg, H+Al, MO e Ca e negativas com o Na. A biomassa do tronco c/c apresentou maiores correlações positivas com o Ca, H+Al e MO e negativas com o Na. A biomassa dos galhos apresentou maior correlação positiva com o H+Al e negativa com a SB e CTC. Enquanto que a biomassa das folhas apresentou correlações não significativas com todos os tributos químicos do solo. A biomassa radicular apresentou maior correlação positiva com a acidez potencial e negativa com o Mg.