O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF) está inserido no Campus Universitário de Irati e vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal, dispondo de importante infraestrutura para o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão aos cursos de graduação e pós-graduação. O PPGF faz uso de diversos laboratórios instalados no Departamento de Engenharia Florestal, além da infraestrutura existente em outros Programas de Pós-Graduação da instituição. Os laboratórios que o PPGF dispõe atualmente são listados a seguir com os principais equipamentos disponíveis.

1. Laboratórios

Genética e Melhoramento Florestal:
Possui ultrafreezer, autoclave, termociclador, cuba para eletroforese e lupas binocular com sistema de captação de imagens.

Microscopia: Trata-se de um laboratório multiusuário, que dispõe de microscópios óticos de luz; lâminas permanentes de espécies florestais; microscópio ótico de luz equipado com sistema de captura e transmissão de imagens para vídeo monitor acoplado.

Solos Florestais, Fertilidade e Nutrição de Plantas:

Dispõe dos seguintes equipamentos: Analisador elementar CHNS-O; espectrofotômetro UV-VIS; espectrofotômetro VIS; fotômetro de chamas; buretas digitais; refrigeradores; capela de exaustão; balanças eletrônicas de precisão; osmose reversa; chapa aquecedora com agitador magnético; mesa agitadora; estufas de esterilização e secagem; mufla; moinho tipo Wlley; centrífuga refrigerada; liofilizador; trados e amostradores de solo; e vidrarias em geral. O laboratório de solos está vinculado à CELA (Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas), que avalia e certifica a qualidade das análises químicas de rotina de solos.

 

solos_um


Silvicultura
:

Dispõe de diversos equipamentos, tais como: câmara para armazenamento de sementes; autoclave horizontal semi-automática; câmaras germinadoras; microscópios; câmaras de fluxo laminar; estufas de secagem; phmetro de bancada; balanças analíticas de precisão; purificador de água em sistema de osmose reversa; banho-maria; agitador magnético sem sistema de aquecimento, etc. É de responsabilidade do laboratório de Silvicultura, o Viveiro Florestal, onde são conduzidas diversas pesquisas e possuindo os seguintes itens: casa de vegetação não climatizada com área de 80 m2; casa de vegetação com área de 208 m2, estrutura de metal e revestida por plástico polipropileno e canteiros não suspensos, com sistema de climatização controlado por antecâmara frontal e de irrigação automatizado e infraestrutura de aclimatação à sombra e rustificação a pleno sol com dimensão total de 480 m2.

Silvicultura Urbana: Dispõe de medidor de fotossíntese portátil (ADC Lci), câmera fotográfica profissional, refrigerador, etc

Geotecnologia Ambiental:
Dispõe de estereoscópios de espelho; estação total; teodolitos eletrônicos; trenas eletrônicas; receptor DGPS; bússolas; clinômetros; equipamentos e acessórios diversos e softwares (ArcGis, ENVI, TrackMaker, etc).

Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira
: Dispõe de máquina universal de testes físicos e mecânicos da madeira; microcomputador com placa de aquisição de dados e software TESC; chapa aquecedora; serra de fita estreita; lixadeira; paquímetros digitais; relógio comparador; medidor elétrico de umidade da madeira; câmara de climatização; tanque para ensaios de estabilidade dimensional da madeira e derivados; estufa sem circulação de ar; moinho.

Painéis de Madeira: Dispõe de prensa hidráulica para produção de painéis; tambor misturador de adesivo; caixas formadoras; estufas de secagem com circulação de ar.

Química da Madeira: Dispõe de bomba calorimétrica; estufa de secagem sem circulação de ar; estufa de secagem com circulação de ar; extratores tipo soxhlet; capela de exaustão e vidrarias em geral.

Manejo Florestal:
Dispõe dos seguintes equipamentos: relascópio de espelhos de Bitterlich (banda larga e estreita); relascópio eletrônico Criterion RD 1000; GPS Map 76CSx; sutas (40, 50 65 e 80 cm); suta laser; hipsômetros Vertex IV; hipsômetro Vertex laser; hipsômetros Blume Leiss; hipsômetro Suunto; trados de incremento (30, 40 e 50 cm); trado com motor; trupulse; trenas laser; visor de diâmetro de Bitterlich; vara telescópica; fitas diamétricas; fita diamétrica em fibra de vidro; garfo de diâmetro; medidores de espessura de casca; balança digital 3T; binóculo; dendrômetro eletrônico; dendrômetro analógico; clinômetros eletrônicos; estufa para esterilização e secagem; refrigerador; BOD; microomputadores; e um moderno Sistema para estudos Dendrocronológicos (LINTAB II e softwares específicos).

Ergonomia, Colheita e Transporte Florestal:
Dispõe de motosserras; motopodas; motoroçadeira; dinamômetro; cronômetros; filmadora; máquina fotográfica; tacômetro, trena laser; hipsômetro; GPS; penetrógrafos (manual e eletrônico digital); amostrador de solos; projetores multimídia, etc. Além disso, o laboratório abriga o Centro de Formação de Operadores Florestais (CENFOR), projeto de destaque e reconhecido no país e exterior, que possui 12 licenças de softwares de simuladores de realidade virtual portáteis, montados em microcomputadores e 2 licenças de softwares instalados em microcomputadores e televisores de tela plana e em cadeiras de máquinas florestais, além de todos possuírem pares de joysticks. Em relação ao laboratório de Ergonomia, dispõe de diversos equipamentos, tais como: medidor de vibração do corpo humano; medidor de vibração portátil, medidor de gases; monitores de frequência cardíaca; luxímetros; decibelímetros; dosímetros; anemômetro; cronômetros; balança e cadeira antropométrica.

Economia e Mercado:
Este laboratório apoia as atividades do PPGF, possuindo basicamente microcomputadores; calculadoras e acervo bibliográfico.

Dendrologia e Ecofisiologia Vegetal:
Possui diversos equipamentos, tais como estufas de secagem com circulação forçada de ar; balanças eletrônicas; refrigeradores; estereoscópios e computadores. Faz parte ainda deste laboratório, um Herbário que oferece importante suporte às pesquisas desenvolvidas no PPGF, contando com mais de 5.856 exemplares identificados, registrados e em processo de informatização com o software Brahms. Atualmente, o acervo possui 8.000 amostras, por meio de intercâmbio com outros herbários do país.

Patologia Florestal: Dispõe de espectrofotômetros; câmaras de fluxo lamina; microscópios; lupas estereoscópicas binoculares; estufa de esterilização e secagem; Incubadora tipo BOD; balanças analíticas; medidor de pH; banho-maria; compressor e aerógrafo para inoculação; centrífuga para eppendorfs; agitador magnético com sistema de aquecimento; refrigeradores e virarias em geral.

Entomologia Florestal: Dispõe de microcomputadores; lupas estereoscópicas binoculares e microscópios, bem como coleção entomológica com mais de 10.000 espécimes de insetos. Além disso, conta com equipamentos básicos para estudos de incêndios florestais, como: abafadores; lança-chamas para contra-fogo dentre outros.

 

Saneamento e Qualidade da Água:
Este laboratório vinculado ao Departamento de Engenharia Ambiental tem apoiado o PPGF pode meio de diversas pesquisas na linha de “Tratamento de Efluentes” de indústria de celulose e papel. Possui agitadores magnético; balanças analíticas; banho maria; barriletes para depósito de água; buretas digitais eletrônicas; capela de exaustão de gases; chapa de aquecimento analógica; compressor de ar; destilador para determinação de Nitrogênio 6 provas; digestor DQO; dispensadores automáticos autoclaváveis; eletrodos íon seletivo fluoreto e nitrato; espectrofotômetro visível 340-900 nm; estufa; Flotatest – Flotador por ar dissolvido; forno mufla Magnus; Manta aquecedora; Micropipetas mecânicas de volume variáveis; Phmetro de bancada; potenciômetro de bancada digital Analyser; reator de radiação ultravioleta com 6 lâmpadas; sistema de osmose reversa; turbidímetro; unidades piloto de microfiltração e ultrafiltracão; digestor/destilador de nitrogênio total 6 provas com vidrarias; jarras anaeróbicas de laboratório; cromatógrafo Agilent com padrões analíticos.

 

2. Centros Avançados de Pesquisa Multiusuário

O PPGF dispõe do Centro de Pesquisas Multiusuário Biomassa, Bionergia e Bioecnologia (BIO-3), localizado no Campus de Irati. Trata-de um Centro Avançado de pesquisa aprovado pela FINEP, com área total construída de 750 m2 e diversos laboratórios interligados nas áreas de Biotecnologia, Manejo Florestal, Biomassa e Bionergia, de modo a atender ao objetivo estratégico do Centro de Pesquisa, que é o desenvolvimento de estudos para a produção e o manejo sustentável de biomassa, sua melhoria genética e transformação por processos de biotecnologia, para a produção de energia renovável.

O PPGF tem à disposição no Campus CEDETEG, o Centro Institucional Multidisciplinar de Pesquisa Científica e Tecnológica (CIMPE), o Centro de Pesquisas Avançadas Ambientais, Bioenergéticas e Biotecnológicas (AMBIOTEC) e o Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia (CCMN).