Semana de História ocorre no campus Santa Cruz
De 17 a 21 de novembro, ocorre no campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro ), em Guarapuava, a 22ª Semana de História, que nesta edição debate o tema “Diálogos Historiográficos”.
A coordenação do evento explica que o tema faz parte das discussões do próprio fazer história, entendendo que a produção do evento científico serve como um ponto de articulação entre os diversos espaços, interesses e práticas de ensino e de pesquisa na área de História.
Para os organizadores, a história que se conta, que se narra, está sempre articulada à história que se vive. Desta forma, eles entendem que era preciso fazer um amplo debate historiográfico entre os mais diversos atores que compõe o fazer história na Unicentro.
Mais informações podem ser obtidas no Departamento de História, pelo telefone (42) 3621-1061 ou ainda pelo site da 22ª Semana de História.
Curso de Formação Continuada em Astronomia tem balanço positivo
As atividades da 9ª edição do Curso de Formação Continuada em Astronomia (Focar) encerraram ontem (12). O evento foi promovido pelo Departamento de Física da Unicentro, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Faculdade Guairacá e o Colégio Lobo.
Durante os três dias de evento, mais de 50 inscritos, entre professores e alunos, participaram de diversas atividades. A maioria delas foi realizada nos campi da Unicentro, em Guarapuava. Além disso, ainda foi realizada uma palestra aberta ao público com o astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a conhecer o espaço.
Ao final das atividades, os participantes responderam a um questionário de avaliação, que está sendo analisado. Mas, de acordo com as estimativas prévias, a atividade que mais se destacou foi a construção de foguetes. A professora Camila Sitko, que fez parte da equipe organizadora, atribui o sucesso da atividade ao fato de ser uma experiência completa para os participantes. “Nessa atividade, o professor teve a chance de abordar diversos conteúdos. Além de ser uma prática muito atrativa, devido à construção e ao lançamento do foguete”, comenta.
A professora Camila ainda conta que as expectativas em relação ao evento foram alcançadas. “A experiência da organização foi muito gratificante. Os professores elogiaram a iniciativa e ficaram agradecidos a todos os palestrantes pelas atividades e experiências proporcionadas”, destaca. Ela ainda ressalta que muitas pessoas já estão aguardando a próxima edição do evento em Guarapuava.
Palestra do astronauta Marcos Pontes
Dentre as atividades realizadas no Focar, a palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes também foi destaque. A atividade, aberta a comunidade, aconteceu na noite de segunda-feira (10), no Pahy Centro de Eventos.
De acordo com o professor Ricardo Miyahara, responsável pela idealização da palestra, a presença de Marcos Pontes agrega valor ao evento, uma vez que o astronauta é, hoje, o grande nome nacional no cenário. “Esta atividade vem para complementar o que vem sendo trabalhado no Focar, devido ao conhecimento do Marcos, que é hoje uma personalidade influente na área de Astronomia, Física e outras”, explica.
No evento, o palestrante abordou a viagem na Missão Centenário, que aconteceu em 2005, além de momentos marcantes da vida pessoal, que refletiram na carreira. Foi a primeira vez que Marcos Pontes veio à Guarapuava. De acordo com ele, motivar o público a buscar os sonhos, através das histórias que viveu antes e depois do sucesso na carreira, é o objetivo das palestras. “A minha fala visou contar situações vividas no espaço, tomada de decisões para sobreviver na missão, além de momentos da vida pessoal, que antecederam a minha carreira. Tudo procurando chamar a atenção dos presentes, para influenciá-los da importância de não desistir dos sonhos, por mais simples que sejam”, finaliza.