HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PPGCV

O Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias  da Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro, com área de concentração em Saúde e Produção Animal Sustentável teve seu início em Janeiro de 2015.

A fundamental importância da UNICENTRO no contexto regional reside em produzir, disseminar e propiciar a guarda e o acesso ao Conhecimento Científico, à Cultura, à Arte e à Tecnologia, formando cidadãos, profissionais éticos, agentes atuantes e transformadores da realidade socioeconômica e política local, nacional e mundial.

Neste contexto, a proposta do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias, busca consolidar a formação do profissional ligado a Ciências Agrárias através da dinâmica da interdisciplinaridade entre as áreas de saúde animal, produção e modelos de sustentabilidade econômica, ambiental e social, formando profissionais capacitados a atuarem em instituições de pesquisas, Universidades e no setor produtivo do nosso país.

O Mestrado em Ciências Veterinárias da UNICENTRO tem por objetivos:

1. Formar profissionais capacitados com qualificação superior para docência, aptos a realizarem investigação científica, desenvolvimento e inovação tecnológica que atendam as demandas nacionais e regionais, visando aumento de produtividade de forma sustentável, associado a melhorias na saúde animal.

2. Formar recursos humanos, com perfil técnico-científico, postura ética e crítica, capacidade criativa e empreendedora. Apresentaremos à sociedade profissionais capazes de interferir positivamente nas políticas públicas regionais, desenvolvendo produtos e aprimorando processos

3. Fomentar o desenvolvimento regional a partir da inserção dos resultados das pesquisas em saúde, produção e sustentabilidade social e ambiental, de forma humana e profissional, traduzindo-se em indicadores sociais positivos.

4. Aplicar conceitos práticos e técnicas estabelecidos na forma de dissertações, teses e publicações científicas de maneira a contribuir para a capacitação de recursos humanos de elevado padrão científico e consolidação de unidades de apoio em centros de excelência de atividades de pesquisa.

5. Participar do processo de verticalização da Instituição e associa-lo à geração de convênios e parcerias com Instituições de importância Nacional e Internacional, ampliando a base de conhecimento e experiência profissional.

Perfil do profissional a ser formado:

O caráter multidisciplinar do Programa levará a qualificação de um profissional habilitado a identificar os desequilíbrios sanitários e ambientais na região, o qual saberá diagnosticar suas origens e propor soluções que visem a sustentabilidade por meio de medidas de controle e profilaxia, e intervir através de soluções práticas e econômicas no desenvolvimento de políticas públicas, produtos e serviços. Atuará de forma interdisciplinar, com base nos princípios científicos atualizados, de maneira ética, crítica e reflexiva na docência, na pesquisa e na extensão. Além disso, saberá propor soluções empreendedoras e originais nos campos da saúde e da produção animal voltadas à conservação dos recursos naturais, respeitando as questões sociais e particularidades da região onde estiver inserido.

Total de créditos para a titulação:

Disciplinas Obrigatórias: 10 créditos

Disciplinas Optativas: 10 créditos

Dissertação: 40 créditos

Total: 60 creditos

Periodicidade da Seleção: Anual