O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais conta com as seguintes áreas experimentais para a execução de pesquisas:

No Campus Irati

O PPGF possui dentro do próprio Campus de Irati de áreas experimentais com plantios de Pinus sp. e Eucalyptus sp., que tem permitido o desenvolvimento de pesquisas na linha de pesquisa de manejo de florestas plantadas. Possui ainda um viveiro florestal onde são conduzidas diversas pesquisas e possuindo os seguintes itens: casa de vegetação não climatizada com área de 80 m2; casa de vegetação com área de 208 m2, estrutura de metal e revestida por plástico polipropileno e canteiros não suspensos, com sistema de climatização controlado por antecâmara frontal e de irrigação automatizado e infraestrutura de aclimatação à sombra e rustificação a pleno sol com dimensão total de 480 m2.

 

 

Floresta Nacional de Irati (Flona)

O PPGF conta ainda com um laboratório in situ, que é a Floresta Nacional de Irati (FLONA), que representa um importante espaço que o Programa dispõe para a realização de pesquisas dentro da temática “Manejo de Recursos Florestais”. A FLONA está localizada a apenas 15 km do campus, possuindo uma área total de 3.495 hectares sendo, sendo 1.308,71 ha de florestas plantadas e 1.272,90 há de floresta nativa de Araucária (Floresta Ombrófila Mista), além de áreas de várzea, capoeira, floresta pluvial subtropical e área não florestal. A FLONA se constitui em um espaço sem similar para pesquisa, possuindo plantios de Pinus spp., Araucaria angustifolia, dentre outras espécies, que foram implantadas e manejadas a partir da década de 1940. Possui ainda importantes fragmentos de Floresta Ombrófila Mista, onde foram instaladas e medidas por professores e alunos do Departamento de Engenharia Florestal e do PPGF, a partir de 2002, 25 parcelas permanentes que são remedidas periodicamente para o monitoramento da dinâmica da floresta.