Carla Krulikowski Rodrigues

Defesa Pública: 12 de julho de 2013

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Reginaldo Sérgio Pereira – UnB – Primeiro Examinador
Prof. Dra. Karina Maria Vieira Cavalieri – UFPR – Segunda Examinadora
Prof. Dr. Eduardo da Silva Lopes – UNICENTRO – Orientador e Presidente da Banca Examinadora

Resumo:

Este trabalho teve por objetivo principal avaliar a compactação do solo causada pelo tráfego de máquinas de colheita de madeira em dois sistemas em florestas de Eucalyptus grandis. O estudo foi realizado em uma empresa florestal, localizada no município de Telêmaco Borba, PR, sendo avaliados os sistemas de colheita de madeira de toras curtas e árvores inteiras, em solo classificado como Latossolo Vermelho de textura franco-argilo-arenosa. Foram avaliados os parâmetros físicos do solo: densidade, porosidade total e resistência à penetração. A amostragem foi feita de forma sistemática abrangendo uma área para cada sistema de colheita, sendo coletadas amostras indeformadas de solo ao longo das trilhas de extração, nas classes de distâncias de 0 a 50, 51 a 100, 101 a 150 e 151 a 200 m e nas camadas de 0 a 10, 10 a 20, 20 a 40, e 40 a 60 cm de profundidade. Com os valores, realizou-se teste de normalidade e para efeito de comparação foi utilizado o teste DMS de Fisher, ao nível de 95 % de probabilidade. Realizou-se também o mapeamento em isolinhas por método da krigagem. No sistema de toras curtas, o tráfego das máquinas acarretou alterações nas significativas nas propriedades físicas em relação à condição antes do tráfego das máquinas. Ao avaliar a compactação ao longo da trilha de extração depois de realizadas as operações de colheita de madeira, notou-se que os efeitos ao solo se comportaram de forma semelhante ao longo do talhão nas duas primeiras camadas do solo, sendo crescente em profundidade nas distâncias de 0 a 50 e 51 a 100 m, onde houve maior intensidade de tráfego. Esta variabilidade espacial da compactação ficou visível nos mapas temáticos construídos por meio das técnicas de geoestatística em todos os parâmetros avaliados. No sistema de árvores inteiras, as alterações ocorridas no solo após o tráfego das máquinas também ficaram evidentes. Na região próxima à margem do talhão, onde ocorreram às manobras do Skidder e tráfego do Processador, a condição física do solo foi mais afetada, onde todos os parâmetros físicos avaliados apresentaram valores críticos de resistência do solo à penetração até a profundidade de 60 cm. A variabilidade da compactação ao longo da trilha de extração, de uma maneira geral, diferiu nas classes de distância de 0 a 50 e 51 a 100 m, onde houve maior intensidade de tráfego, se comparado ao centro da área. Com os mapas temáticos produzidos foi possível visualizar que a região próxima à margem do talhão foi a mais compactada após as operações de colheita de madeira, devido a maior intensidade de tráfego neste local. Desta forma, verificou-se uma variabilidade espacial da compactação do solo produzida pela atividade de colheita de madeira nos dois sistemas, sendo mais intensa na região próxima a margem do talhão. Estas informações podem servir para subsidiar o planejamento do preparo do solo da empresa de acordo com a intensidade necessária, de forma a reduzir os custos de produção.

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