Jean Alberto Sampietro

Defesa Pública: 02 de março de 2010

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Fernando Seixas – USP – Primeiro Examinador
Prof. Dr. José Miguel Reichert – UFSM – Segundo Examinador
Prof. Dr. Eduardo da Silva Lopes – UNICENTRO – Orientador e Presidente da Banca Examinadora

Resumo:

A compactação causada pelo tráfego de máquinas de colheita da madeira é um fator importante em virtude da possibilidade de alteração nas propriedades dos solos, afetando o desenvolvimento de plantas e, consequentemente, trazendo prejuízos à produtividade florestal. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a compactação causada pelo tráfego de máquinas de colheita de madeira em diferentes solos submetidos a distintas umidades e intensidades de tráfego em povoamentos de Pinus taeda L., contribuindo com informações para o planejamento das operações, sustentabilidade florestal, aumento de produtividade e redução de custos. Os estudos foram conduzidos nas áreas operacionais da empresa Battistella Florestal, localizada na região Norte do Estado de Santa Catarina. Para analisar a influência da umidade na compactação, foram coletados dados em diferentes períodos, durante condições secas e chuvosas, contemplando distintas umidades distribuídas em classes, sendo comparada a diferença entre a situação sem tráfego e após tráfego das máquinas. Para a avaliação da intensidade de tráfego na compactação, foram instaladas parcelas amostrais em função da simulação de diferentes condições de tráfego. A compactação foi determinada pela densidade do solo, porosidade total e resistência à penetração. Os principais resultados foram: a elevação da umidade do solo acarretou em maiores alterações das propriedades avaliadas, demonstrando que o tráfego das máquinas em condições úmidas causa maior compactação; a maior parte da compactação dos solos avaliados foi resultante das primeiras passadas das máquinas; o tráfego das máquinas causou alterações nos solos até 80 cm de profundidade e a 100 cm de distância da linha dos rodados; os solos avaliados se comportaram diferentemente frente às condições impostas. De forma geral, foi confirmada a necessidade de medidas para reduzir a compactação, conforme as condições de umidade, intensidade de tráfego e classes de solo. O monitoramento da precipitação e a concentração do tráfego em carreadores pré- determinados poderão contribuir para diminuir a extensão dos efeitos compactação do solo, reduzindo os impactos ao meio ambiente e às rotações florestais futuras.

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