Diego Luis Venancio

Banca Examinadora:

Prof. Dr. João Roberto dos Santos – INPE – Primeiro Examinador
Prof. Dr. Edson Aparecido Mitishila – UFPR – Segundo Examinador
Prof. Dr. Attilio Antonio Disperati – Orientador e Presidente da Banca Examinadora

Resumo:

O presente trabalho faz uso da tecnologia GPS nos modos diferencial (posicionamento relativo) e absoluto em uma área de Floresta Ombrófila Mista, visando o mapeamento das Araucárias (Araucaria angustifolia) que existem na área de estudos (Campus Universitário de Irati – UNICENTRO) no Estado do Paraná, Brasil. Complementarmente três interpretes delinearam visualmente as copas de araucária em uma imagem satelitária Quickbird colorido normal, fusionada e com resolução espacial de 61 cm, da área de estudos; os seus resultados são comparados com o mapa inicialmente elaborado. O trabalho apontou a presença de 264 Araucárias na área de estudos, sendo possível o posicionamento relativo em 141 casos com precisão variando de 6 a 84 cm, e o posicionamento absoluto, possível em todos os casos, apresentou variação de 5 a 14 m. O posicionamento relativo foi possível em 30% das Araucárias onde a declividade foi > 30% e em 57% dos casos em que a área basal foi > 16 m 2 /ha. As avaliações das interpretações evidenciaram a delimitação, em média, de 50% da área total de copas e foram identificadas, em média, 40% das Araucárias existentes na área de estudo. Pode-se concluir que o posicionamento relativo possui precisão suficiente para a localização das Araucárias, enquanto o posicionamento absoluto pode causar confusão devido ao baixo grau de precisão quanto ao posicionamento planimétrico. O posicionamento relativo foi influenciado pela declividade e área basal, principalmente em condições de elevada declividade e elevada área basal.