Histórico do Grupo

O Pet – História – Unicentro como projeto:

O PET-HISTÓRIA da Unicentro nasceu como projeto proposto e criado pelo Prof. Dr. Jo Klanovicz (Departamento de História – Unicentro, Guarapuava) com o apoio e auxílio da Profa. Dra. Luciana Rosar Fornazari Klanovicz (mesmo departamento) para concorrer a edital que foi organizado pelo Ministério da Educação, em 2012.

O Programa de Educação Tutorial é o ÚNICO PROGRAMA PERMANENTE DE BOLSAS E DE FORMAÇÃO INICIAL em nível de graduação, no Brasil (tendo sido criado em 1979). É um programa federal, mantido com verba do Ministério da Educação na forma de custeio e de bolsas para estudantes, para tutores.

Desde o início da construção do projeto, a preocupação e o desejo da proposta foram conseguir um programa permanente voltado para estudantes de graduação em História da Unicentro, com bolsas garantidas pelo governo federal, e com oportunidade de inserir a comunidade estudantil na Filosofia do PET, baseada nos princípios da CRIATIVIDADE, da AUTONOMIA, da GESTÃO DEMOCRÁTICA, da INDEPENDÊNCIA, da EDUCAÇÃO TUTORIAL e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e difusão da ciência. Enfim, construir um espaço de intenso desenvolvimento intelectual e acadêmico voltado ao campo da História, não abrindo mão em momento algum da criatividade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, da autonomia do grupo e da tomada de decisão a partir do coletivo que o compõe.

Era urgente construir um PET para a comunidade de História da Unicentro, tanto para obter mais bolsas para estudantes como para inseri-los/as numa vida acadêmica efetiva, de intensa participação na universidade, de intercâmbio com outros grupos PET já consolidados e de experimentação de sua filosofia.

O projeto foi desenhado cumprindo todas as exigências do edital, quais sejam:

a) Demonstração da necessidade do grupo como elemento-chave para a melhoria da qualidade do curso de graduação em História;

b) Demonstração da necessidade do grupo para a comunidade de História da Unicentro, mediante apresentação de estudo de evasão e retensão do curso. O Departamento nunca teve dados de evasão do curso e, nesse sentido, foi feita uma pesquisa envolvendo diário de classe por diário de classe considerando uma série histórica de cinco anos, pelo proponente com vistas a subsidiar o projeto. Assim conseguimos demonstrar que um dos fatores de evasão do curso era a falta de assistência estudantil na forma de bolsas e a pouca oferta de opções de formação, o que reforçou ainda mais o caráter de necessidade do grupo;

c) Estimativa de integração do grupo PET à comunidade de graduação e de pós graduação em História. O PET propunha atividades de integração da graduação com o Programa de Pós Graduação (Mestrado) em História, da Unicentro, bem como atividades que o ligavam às demais estruturas universitárias;

d) Planejamento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão para o prazo inicial de 12 meses a contar da aprovação do projeto, envolvendo, também, ações de combate à evasão e à retensão de estudantes, e atividades culturais.

e) Diferencial da proposta, que foi a definição de ações de Difusão e Popularização do Conhecimento em História, uma quarta dimensão universitária cada vez mais valorizada em âmbito internacional.

No edital 2012 o MEC garantiu a criação de 30 novos grupos PET no Brasil: 10 grupos ligados a cursos de graduação disciplinares, ou seja, criados no âmbito de faculdades como História, Geografia, Biologia, Química, Física ou Matemática; 10 grupos interdisciplinares (envolvendo dois ou mais cursos) e 10 grupos voltados às Engenharias.

O projeto PET-HISTÓRIA-UNICENTRO foi submetido ao Edital como grupo disciplinar, em um concurso que teve mais de 350 propostas de todo o país.

O grupo foi classificado em sexto lugar nacional, garantindo, assim, sua implementação a partir de janeiro de 2013.

 

O Pet – História – Unicentro como realidade

A partir da divulgação do resultado e da criação efetiva do grupo, a  primeira tarefa foi conseguir sala, móveis, equipamentos e materiais necessários ao seu funcionamento. O PET-HISTÓRIA utilizou salas emprestadas durante um semestre até que, graças ao apoio da Direção do Campus Santa Cruz, através do Prof. Ademir Fanfa Ribas e sua equipe, o grupo obteve uma sala. Os computadores foram conseguidos pelo Prof. Dr. Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro no período. Reitoria e Direção do campus não mediram esforços para auxiliar na consolidação do programa.

   

 

Estrutura do PET História em fevereiro de 2015.

 

 

 

PET-HISTÓRIA-UNICENTRO como ambiente de ideias e realizações

Desde 2013, o grupo tem organizado a Jornada do PET-HISTÓRIA, trazendo temas e abordagens originais para serem apresentados e discutidos no curso de História da Unicentro. Esta jornada é gratuita e seus temas e organização SÃO DEFINIDOS EXCLUSIVAMENTE PELOS/AS PETIANOS/AS.

As últimas duas edições da jornada foram marcadas por maciça participação dos/as estudantes do curso de História.

Além disso, o PET-HISTÓRIA tem realizado inúmeros projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de difusão e popularização do conhecimento em História.