A avaliação dos cursos superiores no Brasil é realizada pelo INEP. A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice que avalia os cursos de graduação. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade dos cursos são o Enade, aplicado a cada ano por grupo de áreas do conhecimento, e as avaliações feitas por especialistas diretamente na instituição de ensino superior. Quando visitam uma instituição, os especialistas verificam: as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Para uma graduação ser considerada excelente para o Ministério da Educação (MEC), é preciso que o curso tenha índices 4 ou 5 no CPC (Conceito Preliminar de Curso), a escala de avaliação vai de 1 a 5.

Na última avaliação realizada pelo INEP o Curso de Enfermagem da UNICENTRO foi considerado o melhor do país, obtendo a melhor média entre o CPC e o ENADE de todos os cursos de enfermagem avaliados no Brasil.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-melhores-e-piores-cursos-de-enfermagem-segundo-o-mec