Unicentro promove o IX Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica

Mestrandos e doutorandos participaram de atividades nos dois campi de Guarapuava (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O IX Simpósio de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica da Unicentro foi realizado, ao longo da última semana, nos campi da Universidade. O evento é promovido pela Propesp (Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e tem como objetivo integrar os pesquisadores – professores, mestrando e doutorandos – de todos os cursos de pós-graduação ofertados pela instituição.
O tema central dessa edição, a Internacionalização, foi abordado na palestra de abertura, ministrada pelo pesquisador Leandro Russovski Tessler, da Unicamp. “Qualquer que seja a nossa área de conhecimento, internacionalizar é fundamental porque abre janelas para um mundo inteiro. A gente transforma o nosso universo que era local ou regional,, em um universo global. E tudo que tem padrões de qualidade globais, é melhor. A ideia é justamente isso, abrir a nossa cabeça, o nosso coração para o que vem de fora”, defendeu.
E foi em busca de aprimorar os conhecimentos em construção que Rodrigo Helleis, estudante do curso de Pós-Graduação em Química da Unicentro, participou do Simpósio. “Eu acredito que os temas escolhidos para esse evento são assuntos que ajudam a gente crescer como aluno e como futuros profissionais. A internacionalização, eu tive uma experiência na graduação na França, e eu entendo como é importante enxergar como os outros países veem o estudo, o ensino, a pesquisa e como você pode trazer e melhorar aqui”.

Gilson Volpato foi um dos palestrantes (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Fábio Júnior Telaxka, mestrando de Agronomia, ressalta que a importância de participar do evento também está na oportunidade de estabelecer contato com pesquisas realizadas em outras áreas. “Esse evento vem para contribuir e ajudar na minha carreirae , também, para fazer novas amizades, ter novos conhecimentos, novos contatos com outras áreas além das Agrárias”.
Para Marcos Ventura, pró-reitor de pesquisa da Unicentro, a escolha dos temas abordados durantes os quatro dias do evento são voltados para a capacitação dos profissionais. “Esse ano, nós optamos por trazer alguns temas mais de formação, para a capacitação do projeto institucional de internacionalização e, também, proporcionar uma melhoria na qualidade das publicações científicas e da inovação tecnológica”.
Atualmente, a Unicentro oferece formação continuada em todos os níveis de ensino. A Universidade oferta 16 cursos de mestrado e cinco doutorados, o que possibilita o avanço profissional dos docentes e discentes.
Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, o IX Simpósio Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica trata de assuntos importantes para o aprimoramento das práticas de pesquisa na Universidade. “Neste ano, particularmente, a programação está assentada sobre o eixo da internacionalização, da redação científica, a formação para o aperfeiçoamento do pesquisador na redação de trabalhos acadêmicos e também,, sobre a redação de patentes. Então, são temas absolutamente do cotidiano da pesquisa e da pós-graduação com abordagens práticas, do como fazer, que tem um efeito bastante grande no sentido de uma formação melhor dos profissionais da instituição, pesquisadores, que no dia a dia lidam com essas questões e que, certamente, ganharam muito com este simpósio.”