Pró-Reitoria de Recursos Humanos promove capacitação para chefias de Departamento

Capacitação está sendo realizada primeiro em Guarapuava, na sequência treinamento ocorrerá em Irati (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Os atuais chefes e vice-chefes de Departamento da Unicentro assumiram os cargos no último mês de fevereiro e permanecem nas funções até o início de dois-mil-e-dezenove. Para ajudá-los no desempenho das atividades cotidianas, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos preparou um treinamento, que será realizado, em Guarapuava e Irati, em quatro módulos. Para os Departamentos lotados no campi Santa Cruz e Cedeteg as atividades ocorrem nesse mês de abril. Já em Irati, a ação ocorrerá em maio.
O pró-reitor de Recursos Humanos, Robson Ferrás, reiterou que o curso é importante tanto para os chefes que já estão há bastante tempo no cargo, quanto para quem está chegando agora. “A importância é, justamente, tornar mais clara a aplicação dos regulamentos, tirar todas as dúvidas, esclarecer tudo sobre isso de forma a otimizar os trâmites dos processos”.
A professora Sonia Merith Claras está ocupando, pela primeira vez, a função de vice-chefe do Departamento de Letras. Ela acredita que as informações repassadas ajudarão a aprimorar o funcionamento do Departamento. “Mesmo estando na Unicentro desde 2011, conhecendo a instituição como docente, você não tem, muitas vezes, esse olhar administrativo acerca de a quem recorrer, como cada Pró-Reitoria se relaciona com o Departamento. Então, é extremamente importante”, avaliou.

Ação reuniu chefes e vices-chefes de Departamentos lotados nos campi Cedeteg e Santa Cruz (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Diferentemente de Sonia, o professor Marcos Roberto da Rosa já foi chefe do Departamento de Química durante seis anos. Agora, ele está de volta, dessa vez na vice-chefia, e acredita que as informações são sempre fundamentais para o bom exercício da função. “Esses encontros são importantes, pois você tem acesso ao todo, ao global. Contribui bastante para a experiência que a gente vai adquirindo e isso aumenta a eficiência do mandato”.
Durante as atividades desse primeiro módulo, Robson destacou que o treinamento não diz respeito apenas ao que está escrito, regulamentado ou normatizado. Para isso, ele acredita que é fundamental os chefes compartilhem suas dificuldades e dúvidas. “Nada melhor do que ouvir as demandas dos departamentos, que estão diretamente envolvidos com as atividades para ajudar a construir entendimento do que precisa ser alterado e transformar isso, eventualmente, numa proposição aos Conselhos Superiores”.
O diretor do campus Santa Cruz, professor Ademir Fanfa Ribas destacou que a capacitação é uma antecipação dos problemas, facilitando o trabalho dos chefes quando as dificuldades chegarem. “A Universidade tem uma estrutura organizacional muito grande, tem vários setores, pró-reitorias, direções… e eu acredito que é muito importante para quem assume um cargo de comando, de liderança, como é o caso dos chefes e vice-chefes de Departamento, conhecer e ter acesso à todas as estruturas e atividades do dia a dia, a rotina de cada setor dessa Universidade”.