Pró-Reitoria de Recursos Humanos promove capacitação para chefias de Departamento

Capacitação está sendo realizada primeiro em Guarapuava, na sequência treinamento ocorrerá em Irati (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Os atuais chefes e vice-chefes de Departamento da Unicentro assumiram os cargos no último mês de fevereiro e permanecem nas funções até o início de dois-mil-e-dezenove. Para ajudá-los no desempenho das atividades cotidianas, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos preparou um treinamento, que será realizado, em Guarapuava e Irati, em quatro módulos. Para os Departamentos lotados no campi Santa Cruz e Cedeteg as atividades ocorrem nesse mês de abril. Já em Irati, a ação ocorrerá em maio.
O pró-reitor de Recursos Humanos, Robson Ferrás, reiterou que o curso é importante tanto para os chefes que já estão há bastante tempo no cargo, quanto para quem está chegando agora. “A importância é, justamente, tornar mais clara a aplicação dos regulamentos, tirar todas as dúvidas, esclarecer tudo sobre isso de forma a otimizar os trâmites dos processos”.
A professora Sonia Merith Claras está ocupando, pela primeira vez, a função de vice-chefe do Departamento de Letras. Ela acredita que as informações repassadas ajudarão a aprimorar o funcionamento do Departamento. “Mesmo estando na Unicentro desde 2011, conhecendo a instituição como docente, você não tem, muitas vezes, esse olhar administrativo acerca de a quem recorrer, como cada Pró-Reitoria se relaciona com o Departamento. Então, é extremamente importante”, avaliou.

Ação reuniu chefes e vices-chefes de Departamentos lotados nos campi Cedeteg e Santa Cruz (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Diferentemente de Sonia, o professor Marcos Roberto da Rosa já foi chefe do Departamento de Química durante seis anos. Agora, ele está de volta, dessa vez na vice-chefia, e acredita que as informações são sempre fundamentais para o bom exercício da função. “Esses encontros são importantes, pois você tem acesso ao todo, ao global. Contribui bastante para a experiência que a gente vai adquirindo e isso aumenta a eficiência do mandato”.
Durante as atividades desse primeiro módulo, Robson destacou que o treinamento não diz respeito apenas ao que está escrito, regulamentado ou normatizado. Para isso, ele acredita que é fundamental os chefes compartilhem suas dificuldades e dúvidas. “Nada melhor do que ouvir as demandas dos departamentos, que estão diretamente envolvidos com as atividades para ajudar a construir entendimento do que precisa ser alterado e transformar isso, eventualmente, numa proposição aos Conselhos Superiores”.
O diretor do campus Santa Cruz, professor Ademir Fanfa Ribas destacou que a capacitação é uma antecipação dos problemas, facilitando o trabalho dos chefes quando as dificuldades chegarem. “A Universidade tem uma estrutura organizacional muito grande, tem vários setores, pró-reitorias, direções… e eu acredito que é muito importante para quem assume um cargo de comando, de liderança, como é o caso dos chefes e vice-chefes de Departamento, conhecer e ter acesso à todas as estruturas e atividades do dia a dia, a rotina de cada setor dessa Universidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta e compartilhe
Redes Sociais
            
Boletins Informativos 99,7
Revista Periódika
Rádio Unicentro FM
Pesquisas
Assine nossa Newsletter

Para assinar nossa newsletter, simplesmente digite seu endereço de email abaixo. Um email de confirmação será enviado a você!