Calouros 2017 são recepcionados no campus Santa Cruz

Iniciar a vida acadêmica nem sempre é fácil. Muitas vezes, o estudante sai direto do Ensino Médio para a Universidade e precisa se adaptar, rapidamente, a uma nova rotina. Pensando em facilitar a vida dos novos estudantes, a Unicentro realiza todos os anos uma recepção aos calouros. Oportunidade para que os novos acadêmicos possam começar a conhecer o dia a dia e a estrutura da instituição.

As apresentações culturais, como a do Coral Unicanto, animaram a recepção no Santa Cruz (Foto: Coorc)

“A Reitoria entende que receber os alunos para um curso universitário é um evento importantíssimo. Uma família quando recebe uma visita, quer receber muito bem essa visita, acolher com carinho. Então, a Universidade tem por tradição essa recepção aos calouros. A gente conversa sobre os cursos, conversa sobre a instituição, dá boas vindas, apresenta eles aos colegas e falamos um pouco sobre a Unicentro aos nossos jovens”, detalhou o vice reitor, professor Osmar Ambrósio de Souza.
No Campus Santa Cruz, além de serem apresentados ao funcionamento da vida acadêmica, os calouros também puderam conhecer e participar do Cultura e Café, evento cultural que já é tradição na instituição. Com a realização do sarau, a Diretoria de Cultura queria mostrar aos recém chegados que a universidade vai muito além da sala de aula. “As nossas opções de cultura contribuem para o aluno ficar mais tempo aqui, curtir esses espaços que são deles. Então, eles se sentem mais em casa, à vontade”, avaliou a diretora de cultura, professora Érica Gomes.

O diretor do campus, ressaltou as oportunidades extra-classe oferecidas pela Universidade (Foto: Coorc)

Os estudantes foram recepcionados em três horários diferentes, para que nenhum curso lotado no campus Santa Cruz ficasse de fora. Além de um vídeo institucional sobre a rotina da universidade, os novos alunos também acompanharam apresentações culturais, como a do Coral Unicanto. Durante a recepção, que foi realizada no auditório Francisco Contini, o diretor de campus, professor Ademir Fanfa Ribas, destacou as diversas oportunidades que a Unicentro oferece durante o período de graduação.
“Nós temos, pelo menos, quatro opções de envolvimento dos alunos no campus Santa Cruz e dentro da Unicentro. Nós temos a área de pesquisa, para aquelas pessoas que tem um viés pesquisador, que são curiosas, que querem inovar, que querem se tornar professores, fazer uma pós graduação, um mestrado, um doutorado; a área de extensão, que leva as ações da Universidade para fora, para a comunidade e que trás a comunidade para dentro da instituição; a área de ensino, com a participação das pessoas que querem ser docentes; e a área do movimento estudantil, para aqueles que querem participar da administração da Universidade. Cada aluno deve procurar a sua característica, aquilo que lhe interessa, procurar professores, procurar os colegas e se inserir no meio da academia, que oferece muitas oportunidades”, recomendou Ademir.

Para o professor Osmar, o objetivo das boas-vindas é mostrar que a Universidade se preocupa com seus estudantes (Foto: Coorc)

Oportunidades que a Bruna acompanhou atentamente. Para ela, que veio de Foz do Jordão e está no primeiro ano de Pedagogia, a recepção foi uma maneira de aprender mais sobre a Unicentro e o que a nossa universidade oferece. “Eu acho muito importante essa recepção porque isso incentiva a gente, já que somos calouros, não conhecemos muito bem onde fica cada departamento, e isso nos ajuda muito. Já falaram sobre iniciação científica, sobre pesquisa, já explicaram pra gente tudo”, comentou Bruna Aparecida Noronha.