Editais estaduais para pesquisa e extensão universitária somam mais de R$ 100 milhões

A Fundação Araucária está disponibilizando perto de R$ 100 milhões em 28 chamadas públicas. Os recursos são oriundos de investimentos do governo do Estado e também de parcerias com o governo Federal e com entidades da iniciativa privada. O termo de autorização de investimentos foi assinado no última terça-feira (21) pelo governador Beto Richa em cerimônia, realizada no palácio Iguaçu, que reuniu o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, os reitores das sete universidades estaduais paranaenses, além de professores e pesquisadores.
Os 28 editais da Fundação Araucária totalizam investimentos de R$ 98,7 milhões, dos quais R$ 48,4 milhões são de recursos do Estado, por meio do Fundo Paraná. O restante vem de parceiros como o Governo Federal e setor privado. “É importante ressaltar, num momento como esse, em que as universidades estaduais passam por muitas dificuldades advindas de cortes de recursos e de ações que cerceiam sua autonomia, valorizar o trabalho da equipe da Fundação Araucária de maneira geral, e particularmente do presidente da Fundação, o senhor Paulo Brofman, já que eles conseguiram multiplicar, dobrar o recurso de 48 milhões do Estado para quase R$ 100 milhões. Essa conta, altamente favorável, é resultado, sem dúvida, da capacidade de articulação e de estratégias para a formação de parcerias, além da credibilidade da agência de fomento à pesquisa paranaense”.

Cerimônia no Paláciom Iguaçu reuniu pesquisadores, professores, reitores, representantes da Fundação Araucária, da Seti e do governo do Estado (Foto: Seti)

O presidente da Fundação Araucária explicou que nos últimos seis anos foram destinados R$ 380 milhões para o apoio a projetos de pesquisa. O recurso foi utilizado no financiamento de cerca de 18 mil bolsas – desde alunos de Iniciação Científica até o pesquisador sênior – e no apoio de mais de 400 projetos de alta tecnologia. “Há um retorno importante com o desenvolvimento de patentes e inovações, que certamente contribuem com a melhoria da qualidade de vida que essas pesquisas buscam”, afirmou Brofman. “Ciência, tecnologia e inovação são a semente da governabilidade, porque são as pesquisas e as novas descobertas que formam produtos de alto valor agregado e geram riqueza aos municípios, ao Estado e ao País”.
Durante a cerimônia foram assinados, ainda, os convênios de 82 projetos e programas de extensão vinculados ao Universidade Sem Fronteiras (USF), que beneficiarão bolsistas e toda a população atendida nas atividades das instituições estaduais de ensino superior. São projetos nas áreas da saúde, agricultura familiar e agroecologia, inovação e diversidade cultural e inclusão e direitos sociais.
A Unicentro teve 12 projetos aprovados aprovados no último edital do Universidade Sem Fronteiras, que tem por finalidade contribuir com o cumprimento da função social das universidades estaduais do Paraná, desenvolvendo projetos de extensão em áreas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM.