Nova edição do curso de Cooperativismo Solidário e Crédito Rural reforça parceria entre Unicentro e Cresol

A oferta do curso de especialização é uma resposta da à demanda apresentada pela Cresol (Foto: Júlio Stan)

A Unicentro e a Cresol realizaram, no último dia 7, a aula inaugural do curso de especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural. Esta é a segunda vez que as instituições trabalham juntas para levar formação aos colaboradores da cooperativa. Estiveram presentes na atividade de abertura autoridades da comunidade universitária e da cooperativa, que assinaram o termo definitivo de parceria entre as instituições.
Após a assinatura, o diretor-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, apresentou na aula magna uma análise do panorama econômico brasileiro na atualidade. “Fala-se muito em crise e, embora eu não goste muito deste conceito, é preciso reconhecer que vivemos uma instabilidade econômica e política. Meu objetivo é produzir uma reflexão sobre o papel do cooperativismo nessa conjuntura”, elucidou.
Os alunos dessa oferta segunda oferta da Especialização a Distância em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural são oriundos de três centrais de cooperativa: uma com sede no Paraná, outra no Rio Grande do Sul e outra na Bahia. Estas centrais compõem a chamada Confederação Cresol que possui 560 agências e cerca de 460 mil associados em 15 estados brasileiros. “A demanda da Cresol sempre foi de oferecer algo que pudesse abranger vários estados, por isso a escolha pela modalidade”, afirmou a professora Zoraide da Fonseca Costa, coordenadora do curso.

A aula inaugural foi ministrada pelo diretor-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri (Foto: Júlio Stan)

A especialização é resultado do esforço conjunto de três agentes principais: o Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos), o Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro e o Núcleo de Educação a Distância da Universidade (Nead). “A necessidade de formação dos colaboradores foi levantada pela própria cooperativa Cresol e a partir disso levamos esta demanda até o Departamento de Ciências Econômicas que assumiu a oferta. Já o Nead tem a função de gestão do processo, voltado principalmente para o desenvolvimento de ferramentas e da gestão acadêmica e administrativa”, explicou a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, coordenadora do Nead.
Vários alunos da edição anterior estiveram presentes na Aula Inaugural, entre eles Rosilda Chicora, gerente da agência Cresol de Candói. “O curso foi bastante proveitoso, nos fez repensar vários elementos do nosso cotidiano”, afirmou. Para José Vandresen, coordenador do Infocos, o resultado obtido com os trabalhos de conclusão foi essencial para que a segunda oferta pudesse ser realizada. “Fechamos a primeira turma com 168 alunos que entregaram seus TCCs. Ou seja, são 168 estudos de caso sobre o sistema Cresol, com impacto direto nas cooperativas”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta e compartilhe
Redes Sociais
            
Boletins Informativos 99,7
Revista Periódika
Rádio Unicentro FM
Pesquisas
Assine nossa Newsletter

Para assinar nossa newsletter, simplesmente digite seu endereço de email abaixo. Um email de confirmação será enviado a você!