Secretariado Executivo promove aula inaugural

Formação e empregabilidade. Esse foi o tema da aula inaugural promovida pelo Departamento de Secretariado Executivo para recepcionar os calouros e os veteranos nesse ano letivo de 2017. “Vemos como uma necessidade institucional e, também, de mobilização dos acadêmicos, de incentivo, de motivação. A maioria dos cursos realizam aulas magnas ou aulas inaugurais. Nós decidimos fazer já na primeira semana de aulas para agregar os calouros que estão chegando, mas também os veteranos para dar aquele ânimo novo nesse reinício”, comentou a vice-chefe do departamento, professora Daniela Gardin.

O convidado para ministrar a aula inaugural foi Raimundo Nonato Júnior, que já foi professor do Departamento e, atualmente, está na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele contou que seu objetivo foi provocar os alunos para que eles explorem as muitas vertentes da atuação do secretário executivo no mercado de trabalho. “Esse tema de pensar a relação entre formação e empregabilidade, ele é central no âmbito das ciências sociais aplicadas, porque permite que o aluno possa pensar a sua caminhada tanto na sua construção como intelectual, e pensar se essa construção como intelectual tem ou não reverberação no mercado, se ela vai ou não ser bem aceita no mercado”.

Para a acadêmica Vanessa Medronha, que está no terceiro ano do curso de Secretariado, a aula inaugural foi uma boa maneira de recepcionar aos novos alunos. “Faz com que os calouros tenham uma visão mais ampla do Curso, eles já conhecem também as principais pessoas do Departamento, da Universidade”, contou.

Já a professora Carla Marlana, que faz parte do rol de docentes do Departamento, destacou a importância de se criar um diálogo no Curso, de forma a integrar alunos e professores. “A aula inaugural ela serve exatamente para que nós possamos mostrar quais são as nossas propostas de formações, empregabilidade, para que eles possam ter um panorama, não só os alunos que estão no primeiro ano para terem esse início, mas também o quarto ano e todos os anos para que eles façam uma reflexão”.