Definida data para início das aulas na Unicentro: seis de março

Depois de suspenso, na semana passada, o início do ano letivo 2017 já tem data para começar. Em seis de março todos os alunos dos cursos de graduação da Unicentro entrarão em sala de aula nos três campi universitários e também nas unidades avançadas. A nova data foi determinada nessa sexta-feira (24) em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), depois do relato pelo presidente do Conselho e reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona dos avanços obtidos, ao longo dos últimos dias, a partir da articulação política promovida pela administração da Universidade.
“O processo de autorização de contratação dos temporários foi acelerado depois da decisão do adiamento das aulas. Penso que foi uma decisão coletiva acertada”, ponderou Aldo logo no início da reunião. “Nesse período, avançamos menos em termos técnicos e significativamente na articulação política. Mostramos os prejuízos imputados à Unicentro, aos estudantes da nossa universidade, aos professores aprovados em teste seletivo e que aguardam a contratação, à sociedade em geral, tanto aos deputados estaduais, quanto ao chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e ao governador Beto Richa”.
Ao longo da última semana a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná apresentou os parâmetros estabelecidos para a contratação de professores colaboradores para as instituições estaduais de ensino superior. Segundo esses cálculos, a Unicentro poderia contratar até 11.440 horas de professores colaboradores, e a previsão para 2017 apresentada pela Universidade é de 10.770 horas, número inferior ao teto estabelecido. Desse modo, não há entraves técnicos que continuem impedindo a liberação da contratação de professores temporários para a instituição.
“Hoje”, avaliou Aldo, “a situação não é a mesma de sexta-feira da semana passada quando, numa reunião administrativa, decidiu-se pelo adiamento do início das aulas por tempo indeterminado. Na ocasião, não tínhamos ideia de quando a liberação ocorreria. Agora, a contratação é iminente. A autorização ocorrendo no próximo dia dois, como anuncia-se, em um mês os novos colaboradores estarão em sala de aula. Por isso, sou favorável ao início das aulas em seis de março”.
O posicionamento do presidente do Cepe foi seguido pelos demais conselheiros que deliberaram pela definição da data como início do ano letivo de 2017. Enquanto os colaboradores não estiverem em sala de aula, o Conselho recomendou que os Departamentos Pedagógicos organizem-se de modo que os professores efetivos e temporários com contrato em andamento supram as janelas. Depois disso, os novos docentes deverão apresentar um plano de reposição dessas aulas.
Durante as articulações políticas referentes à contratação de colaboradores, a Reitoria da Unicentro aproveitou para tratar da ampliação do seu quadro de professores efetivos. “Lembrei aos deputados, ao chefe da Casa Civil e ao próprio governador Beto Richa que temos concurso realizado, com aprovados que aguardam há mais de dois anos pela nomeação. Deixamos muito claro, inclusive, que se o próprio governador não nomear essas pessoas, se acentuará a judicialização do processo e, aí, não será possível discutir”, explanou Aldo, lembrando os casos de professores que já entraram com processos e conquistaram o direito de serem nomeados.

Novo calendário
Com a aprovação do início do ano letivo no dia seis de março, a pró-reitora de Ensino, professora Regina Padilha, apresentou um estudo preliminar de calendário acadêmico para 2017. “No total são sete dias letivos perdidos com o adiamento do começo das aulas de vinte de fevereiro para seis de março – os cinco desse semana, de 20 a 24 de fevereiro, e a quinta (02) e a sexta (03) da próxima semana. Esses dias serão repostos com o a protelação das datas de término do primeiro e do segundo semestres. A proposta segue mantendo os feriados e recessos, já que a não supressão foi uma deliberação do próprio Cepe, no ano passado”, explicou. Dessa forma, as novas datas são:

Cursos Semestrais
Início 1. semestre: 06.03.2017