Fuca 2016 tem tarde de lançamento em Irati

Participantes de outras edições do Fuca se apresentaram no lançamento da edição 2016, em Irati (Foto: Coorc)

Quem gosta de uma boa música não pode perder a sexta edição do Festival Universitário da Canção (Fuca) da Unicentro. O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro no Auditório Francisco Contini, que fica no campus Santa Cruz, em Guarapuava. As inscrições para o Fuca começam na próxima segunda-feira (25) e seguem até 25 de agosto.
Em Irati, foi realizada uma tarde de lançamento do Fuca na última quarta-feira (20). O objetivo foi apresentar o Festival para a comunidade e incentivar mais pessoas a participar. O vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza destacou a evolução do Fuca ao longo dos anos.
“Acompanho o Festival Universitário da Canção desde a primeira edição e é possível perceber, a cada ano, que o número de pessoas que se inscrevem e vão assistir ao Fuca aumentou consideravelmente. Muitos viajam de outras cidades para participar. Na última edição, por exemplo, nós presenciamos até um fã clube com faixas e cartazes. Quer dizer, é um evento que tem crescido muito e tem trazido para dentro da universidade uma comunidade que precisa realmente de um momento de lazer e de descontração, e a música tem o poder enorme de levar essa alegria ao povo”.
fucalogoPara o vice-diretor do campus Irati da Unicentro, professor Erivelton Fontana de Laat, o lançamento proporciona que os interessados já comecem a se preparar para Fuca. “Esse aquecimento é importante para que os artistas locais e os da universidade fiquem atentos aos prazos de inscrição. Esse evento já se tornou tradicional na Unicentro e vem ajudar, cada vez mais, a questão da promoção da cultura local e da música brasileira”.
A diretora de Cultura da Unicentro, professora Érica Dias Gomes lembrou que o Festival é dividido entre as categorias de Interpretação e de Composição. A primeira é voltada apenas para o público universitário, seja vinculado a Unicentro ou a outra instituição. Já a composição abriga o público em geral. “Após as inscrições, é feita uma pré-seleção e são definidas as 40 apresentações da primeira rodada – são 20 músicas da categoria composição e 20 da interpretação. Destas, ficam para a final dez de cada categoria para, então, saírem os vencedores”.
Durante o lançamento do Fuca 2016, em Irati, se apresentaram participantes de edições anteriores. A cantora Carine Nunes esteve no Festival em 2014 e afirmou que a apresentação foi um incentivo para sua carreira. Recentemente, ela lançou seu primeiro single. “É importante sim que exista o Fuca para incentivar as pessoas a demonstrarem seus trabalhos, a se dedicarem ao que elas querem realmente, os seus sonhos, os seus projetos”.
Se você ficou interessado em participar do Fuca, ou conhece alguém que tem um talento especial para a música, fique atento ao site www.unicentro.br/fuca. O período de inscrições tem início na segunda-feira (25).

O evento conta com patrocínio da Caminhos do Paraná, do Superpão e da Caixa Econômica Federal.

Assista a reportagem vídeo sobre o lançamento do Fuca 2016, no Bosque da Leitura, em Irati, na Unicentro WebTV, nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Yy3hQGTnqDE