Comitiva da Unicentro renova parcerias na Alemanha

Comitiva da Unicentro renova parcerias na Alemanha

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, recepcionado pelo reitor da Universidade de Rothenburg, Bastian Kaiser

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, recepcionado pelo reitor da Universidade de Rothenburg, Bastian Kaiser

Uma comitiva formada pelo reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Aldo Nelson Bona; o coordenador dos projetos Unibral e Imbituvão, Afonso Figueiredo Filho, e gestor do projeto Imbituvão pela Unicentro, Carlos Nauiack, está em viagem de trabalho pela Alemanha, com o intuito de renovar as parcerias existentes com a Universidade de Rothenburg e estabelecer novos acordos de cooperação.

Dentre as atividades da viagem, os representantes da Unicentro estiveram na Universidade de Freiburg, conhecendo projetos desenvolvidos na área florestal e articulando a possibilidade de parceria entre as instituições para submissão de novo projeto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), no âmbito do edital do Probal, programa de apoio à projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Alemanha. A comitiva se reuniu também com o reitor da Universidade de Rothenburg, professor Bastian Kaiser, e com a representante do Ministério de Ciência, Pesquisa e das Artes, do estado de Baden Württemberg, Tina Schlick.

Na oportunidade, além de negociar os recursos para a continuidade da parceria com os investimentos por parte do Estado Alemão, o reitor da Unicentro firmou aditivo ao convênio com a Universidade de Rothenburg, que assegura a continuidade das parcerias existentes e abre a possibilidade de novas ações em conjunto, e articulou a realização de novas parcerias envolvendo as sete universidades estaduais do Paraná e seis universidades alemãs representadas pela região do estado de Baden Württemberg, sendo duas universidades clássicas e quatro especializadas em ciências aplicadas. A parceria em construção deve inserir-se no âmbito do convênio existente entre o Estado do Paraná e o de Baden Württemberg, com aporte de recursos de ambos os governos estaduais, em todas as áreas do conhecimento. Os custos da viagem estão sendo bancados com recursos do programa Unibral.

Deixe um comentário