Professor da Comunicação tem capítulo em trilogia nacional

-YS5h-1nAxswEKUc7jCtg0a9I_4iSTO8MCCug7VUjCw

O professor Marcio Fernandes, do Departamento de Comunicação Social, contribuiu com a trilogia “Pensamento Comunicacional Brasileiro: o legado das Ciências Humanas”

Uma trilogia que apresenta um vasto panorama sobre o pensamento comunicacional brasileiro a partir de nomes estrangeiros ou reconhecidos no exterior terá a participação da Unicentro. O professor Marcio Fernandes (Departamento de Comunicação Social/Decs) teve um artigo aprovado para o volume 01 da trilogia ‘Pensamento Comunicacional Brasileiro: o legado das Ciências Humanas’, que aborda as contribuições de figuras como Cândido Mendes, Fernando Henrique Cardoso, Celso Furtado, Gilberto Freyre e Juan Diaz Bordenave, dentre outros.

A coletânea será lançada oficialmente no próximo dia 10 de outubro, em São Paulo, no Centro Cultural Marques de Melo. Marcio é autor do paper ‘O olhar viajante de Emilio Willems’, refletindo especialmente sobre o livro ‘Uma vila brasileira’, publicado em 1961 e fruto de estudos de campo conduzidos por Willems em Cunha (SP).

Nascido na Alemanha, o cientista social chegou ao Brasil no começo dos anos 1930, tendo lecionado nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em pouco tempo, recebeu convite para atuar na Universidade de São Paulo (USP), tendo obtido o título de livre-docente em 1937. Na década seguida, transferiu-se para a Vanderbilt University (Estados Unidos), onde chegou a ser professor emérito. Autor de 150 artigos científicos e 9 livros, ele faleceu em 1997, aos 92 anos.

Ao todo, são 45 textos no primeiro volume da trilogia. Além de Marcio, apenas mais quatro pesquisadores do Paraná participam deste número.