Unicentro participa de reunião com delegação da Costa Rica

Unicentro participa de reunião com delegação da Costa Rica

Os secretários de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes e do Planejamento, Silvio Barros, recebem delegação da Costa Rica, chefiada por Eduardo Rojas Carranza, e com a presença do cônsul honorário da República da Costa Rica, Sergio Levy. Curitiba, 25/08/2015. Foto: José Fernando Ogura

Reunião com delegação da Costa Rica, chefiada por Eduardo Rojas Carranza, e com a presença do cônsul honorário da República da Costa Rica, Sergio Levy. Foto: José Fernando Ogura

Na terça-feira (25), a Unicentro participou de reunião em Curitiba com a delegação da Costa Rica, chefiada por Eduardo Rojas Carranza, e com a presença do cônsul honorário da República da Costa Rica, Sergio Levy. A reunião foi coordenada pelos secretários de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, e do Planejamento, Silvio Barros. Da Unicentro, estiveram presentes os professores Paulo Rogério Pinto Rodrigues, Ari Schwans e Márcio Fernandes.

O ensino superior, ciência e tecnologia, planejamento urbano, transporte, educação, tecnologia da informação, saúde, tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais são as áreas de interesse da Costa Rica para convênio e troca de experiências com o Paraná.

Liderada por Eduardo Rojas Carranza, da Associação Nacional dos Educadores da Costa Rica (Ande), a comitiva é formada por empresários, representantes do governo, de universidades e do setor educacional. Durante toda a manhã, eles ouviram as explanações feitas pelos secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes;  do Planejamento e Coordenação Geral, Sílvio Barros, e de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns.

“Eles não só vieram conhecer experiências bem sucedidas do Paraná que podem ser implantadas na Costa Rica como, também, apresentar as experiências de seu país”, explicou o secretário João Carlos Gomes. “A ideia é termos uma aproximação mais forte entre o Paraná e a Costa Rica nos setores acadêmico, industrial e produtivo”, disse.

De acordo com o secretário, é importante para o Paraná manter parcerias sólidas não apenas com os outros estados brasileiros, como também com os países da América Latina e de outros continentes. “É importante para o desenvolvimento e também cria oportunidades, inclusive na área de negócios”, afirmou.

“O relacionamento com outros países é essencial no campo das políticas públicas, por promover intercâmbios culturais, educacionais e acordos comerciais”, ressaltou o secretário Flávio Arns. “O Paraná procura se inserir no contexto internacional e encontros como este, com a comitiva da Costa Rica, são bons para todos os lados”, disse.

.

CONVÊNIO – O líder da comitiva costa-riquenha disse que um dos principais objetivos da missão é promover convênio entre a Universidad Nacional de Costa Rica e as instituições de ensino superior paranaenses.

Outro interesse é com relação ao planejamento de políticas públicas a longo prazo. “O Paraná nos foi indicado como um exemplo na implementação de políticas públicas. Enquanto aqui há um planejamento estratégico projetado para um período de longo, nosso país não conta com um planejamento a longo prazo”, disse ele. “Queremos observar como se faz para promover um planejamento com tanta antecedência e como cumprir essas propostas”, explicou Carranza.

O secretário do Planejamento e Coordenação Geral ressaltou, além da possibilidade de um intercâmbio educacional e cultural entre o Paraná e a Costa Rica, as boas experiências do país latino-americano que poderiam ser implementadas no Estado. “A Costa Rica é referência em turismo sustentável. O Paraná tem um potencial interessante nesta área e temos muito o que aprender com a Costa Rica e se beneficiar com esse intercâmbio”, afirmou Sílvio Barros.

.

EXPERIÊNCIAS – Na segunda-feira, a comitiva visitou a sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), onde conheceu as quatro áreas de atuação – soluções tecnológicas, empreendedorismo tecnológico inovador, educação e indústria farmacêutica e biotecnológica.

Nesta terça-feira, além do encontro na sede do governo estadual, eles conheceram as experiências de Curitiba nas áreas de planejamento urbano e transporte público, acompanhados do diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Omar Akel. O encontro com membros do governo e de outras entidades continua na quarta-feira (26), com a apresentação de outras áreas de interesse dos costa-riquenhos.

Além da delegação da Costa Rica, participam do evento o cônsul honorário da Costa Rica em Curitiba, Sérgio Levy; reitores e especialistas de diversas áreas das universidades públicas e privadas do Paraná, técnicos da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec); das Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC); Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

.

Com informações do Governo do Paraná.

Deixe um comentário