Professor da Unicentro é convidado para apresentar estudo na Alemanha

O professor Flamarion Laba da Costa, do departamento de História da Unicentro, vai participar de uma reunião na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Flamarion foi convidado a expor os dados da pesquisa desenvolvida por ele, sobre Espiritismo e Catolicismo no Brasil, depois de ter entrado em contato com instituto de religiões da universidade alemã. “Ao olharem o meu (currículo) Lattes e o assunto que eu pesquiso, que é espiritismo e catolicismo, eles demonstraram interesse e querem conversar comigo”, conta.

A pesquisa desenvolvida por Flamarion tem três objetivos. O primeiro é analisar a evolução do Espiritismo no Brasil a partir do século XIX. Outro é apurar a influência do catolicismo no país, desde o seu descobrimento. Além disso, também é estudada a participação dos espíritas na constituinte de 1934. Para isso, são analisadas reportagens publicadas pelo jornal Mundo Espírita. Esse tema é pesquisado pelo professor há mais de trinta anos e ele acredita que esse foi um dos fatores que contribuíram pelo interesse da universidade alemã em seu projeto. “Desde que eu comecei mestrado e doutorado, eu sempre pesquisei religião, eu trabalho com história das religiões. Nós temos uma disciplina no curso de história chamada História das Religiões e eu, normalmente, ministro essa disciplina, então é a minha área de pesquisa, é a minha área de atuação acadêmica”, explica.

A Universidade de Leipzig foi fundada em 1406 e está prestes há completar 606 anos. Ela reúne pesquisadores do mundo todo em seus programas de pós-graduação, mestrado e doutorado. Por ela já passaram grandes nomes como filósofo alemão Friedrich Nietzsche, a  chanceler alemã Angela Merkel e o escritor Goethe. Por conta de todo o renome que a Universidade de Leipzi possui, o professor acredita que com essa visita possam surgir parcerias entre a universidade alemã e a Unicentro. “Eu espero que a gente consiga bons frutos, quem sabe até um futuro intercâmbio entre as universidades, mas tudo isso, a gente vai ter que aguardar para ver o resultado final desta viagem”, destaca.