Ambulatório de Feridas da Unicentro é referência no Paraná

Ambulatório de Feridas da Unicentro é referência no Paraná

Com os trabalhos iniciados em 2009, o Ambulatório de Feridas da Unicentro atende pacientes portadores de feridas crônicas, usuários da rede básica de saúde da região de Guarapuava. O projeto de extensão é ligado ao Departamento de Enfermagem e já atendeu mais de 280 pacientes. Atualmente, são 42 ativos.

Semanalmente são, em média, 30 atendimentos, realizados por extensionistas e alunos do curso de enfermagem, sob supervisão de professores e de uma técnica de enfermagem. Entre os casos atendidos, estão úlceras causadas por insuficiência venosa, hanseníase e alguns casos de úlcera de pressão. Os pacientes atendidos no ambulatório são encaminhados pela Unidade Básica de Saúde ou pelo Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Além do tratamento das feridas, é feito também um acompanhamento com fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

O resultado positivo do acompanhamento feito pelos profissionais do ambulatório é testemunhado pelos pacientes. Um exemplo é o caso do senhor Luiz Carlos Besla. Há seis anos, quando começou o acompanhamento para tratar as lesões da perna, as úlceras estavam em estágio bem avançado e grave. Hoje, é possível perceber uma redução de 65 a 70% da lesão.

O ambulatório de feridas da Unicentro é referência na área em todo o estado. Recentemente, o projeto foi homenageado pela Secretaria de Saúde do Estado pelo trabalho que realiza no tratamento de pacientes que têm sequelas de hanseníase. Além disso, a equipe ainda faz um trabalho de capacitação para diagnóstico da hanseníase e tratamento das lesões junto às regionais de saúde de todo o estado. “Para nós é gratificante saber que o trabalho que estamos fazendo tem esse reconhecimento. Mas também temos uma responsabilidade muito grande. É sinal de que precisamos continuar o trabalho, buscando sempre melhorar”, afirma a coordenadora do ambulatório, Maria Regiane Trincaus.

O atendimento no ambulatório é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações, o telefone é (42) 3629-8141.

Deixe um comentário