Com calendário acadêmico reformulado, aulas iniciam nesta segunda

Após o resultado favorável a volta as aulas em assembléia geral dos professores na última quarta-feira (24), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e o Conselho de Administração (CAD), realizaram, na manhã de sexta-feira (26), uma reunião conjunta. Entre as pautas do encontro, estava a reorganização do calendário acadêmico, como explica o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. “Foi um conjunto de questões todas relativas a questão do calendário acadêmico, das atividades pedagógicas referentes ao ano letivo de 2015”.

Esta é a segunda vez que o calendário do ano de 2015 passa por reformulação e, com isso, as aulas voltarão normalmente nesta segunda (29), em todos os campi e extensões. Além disso, os projetos extracurriculares também retornam à ativa. É o que explica a pró-reitora de Extensão, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes. “Nós ainda discutiremos no conselho como será o novo cronograma para aqueles projetos que tiverem dificuldade de se realizar, em virtude da greve, assim como para a questão dos relatórios. Os bolsistas terão suas orientações garantidas, porque neste período, conforme orientação do comitê de ética, os trabalhos que não exigiam a orientação ou a supervisão de professores puderam ter continuidade, mas aqueles que exigiam a orientação do professor tiveram suas atividades paralisadas”.

Entre as seis propostas discutidas, a vencedora foi a primeira, que não considera letivos os dias compreendidos entre 27 de abril a 13 de maio, mas que as atividades pedagógicas realizadas no período deverão ser convalidadas, mediante protocolo dos interessados dirigido ao respectivo Departamento Pedagógico. A competência para tal homologação foi delegada aos CONDEPs e CONSETs, com a finalidade de assegurar agilidade ao processo. Também entraram na discussão as pautas do período de férias dos docentes, além da emenda sobre o recesso de carnaval no ano de 2016. Mas as preocupações vão além do calendário, já que muitos alunos ingressaram na universidade no período em que os docentes estavam em greve, e consequentemente, não receberam nenhum conteúdo referente às aulas já realizadas. Como explica a pró-reitora de Ensino, Regina Célia Habib Padilha. “Os alunos que foram chamados a partir de convocações de vestibular, Sisu, Enem ou portadores de diploma e que portanto, não entraram em sala de aula ainda, tem o direito assegurado nas normas acadêmicas da Unicentro, de um plano de reposição, então esses alunos devem se dirigir ao protocolo central e via protocolo solicitar ao departamento do seu curso um plano de reposição da carga horária a que ele não teve direito pelo fato de não estar matriculado ainda naquele momento”.

O novo calendário se estruturou da seguinte forma:
– 29/06 retomada das atividades;
– 19/09 encerramento do 1° semestre;