Unicentro participa de plenária anual de reitores da Rede Zicosur

Na semana passada, a Unicentro esteve representada na plenária anual de reitores da Rede Zicosur Universitário. A Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur) é uma rede político econômica que une Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A Zicosur Universitário promove intercâmbios de docentes e acadêmicos entre as universidades conveniadas de curta e média duração, além de estimular a produção e publicação de artigos e livros em conjunto.

Na plenária anual, que aconteceu na Argentina, a Unicentro foi representada pelo professor do Departamento de Comunicação, Márcio Fernandes, que trouxe novidades para a mobilidade docente de curta duração. “Teremos uma vaga para professor da Unicentro ir pra a Universidade Nacional de Jujuy, na Argentina, e o contrário também. E ainda, a instituição enviará uma aluna de Comunicação pra cá e nós vamos enviar um aluno pra lá”, conta.

Durante o evento também foi discutida a construção de um regulamento de mobilidade discente para pós-graduandos, um eixo que a Zicosur ainda não atua. “Os alunos voltam do intercâmbio com uma experiência de vida muito rica e um currículo muito mais ampliado. Isso significa que eles têm oportunidades maiores de se posicionarem bem no mercado de trabalho desde cedo”, opina.

As universidades participantes da rede Zicosur estarão reunidas em uma nova reunião em novembro desse ano, em Londrina, para discutir sobre as mobilidades docente e discente, além de regulamentar o projeto de intercâmbios para pós-graduandos de mestrado e doutorado.