Programa de bolsas Ibero-Americanas já tem o nome dos seus contemplados

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e o Escritório de Relações Internacionais (ERI), divulgaram a lista de contemplados da Unicentro pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas do grupo Santander. Ao todo, cinco bolsas foram disponibilizadas para quatro países: Argentina, Chile, México e Portugal.

A divisão de bolsas por países parceiros foi uma estratégia adotada esse ano pela Unicentro, como explica o professor Jó Klanovicz, da Proen. “Nós não tínhamos separados os países de acordo com a sua demanda, então os cinco agraciados com bolsa no ano passado foram para Portugal. Este ano buscamos através de outros convênios que temos com universidades amigas da América Latina, também pulverizar um pouco o público, na Argentina, no Chile, no México, além de Portugal”.

Os candidatos contemplados deverão permanecer seis meses na universidade estrangeira. Ana Flávia Czul, acadêmica do 3º ano do curso de Secretariado Executivo foi selecionada para intercambiar no Chile. A escolha pelo país foi motivada pela língua que, segundo ela, é uma dificuldade a ser superada. “Eu escolhi pela língua, porque eu tenho no meu curso a língua espanhola e eu sempre preferi o inglês, então achei que conviver diariamente com o espanhol seria um desafio bem interessante pra mim”.

Para o acadêmico do 3º ano de Administração, Roberto Varsil Zastavny, ficará por seis meses na Universidade de Coimbra, em Portugal. A escolha pelo país foi motivada pelo currículo, e pela não exigência de proficiência em Inglês ou Espanhol. “Acho que vai acrescentar muito na minha bagagem e, consequentemente, no meu currículo. Então isso dá um peso na futura carreira, abrindo futuramente algumas portas importantes”.

O programa Santander Universidades oportuniza a convivência com outras culturas e, sobretudo, com novas relações de ensino e aprendizagem. “A possibilidade de uma mobilidade internacional favorece a diversidade de ideias, a riqueza da experiência de estar fora do país representa também a mudança de expectativas, de anseios com relação à vida acadêmica”, finaliza Jó.

Os contemplados para as cinco vagas deverão comparecer à Proen para o preenchimento da documentação exigida pelo programa de bolsas Ibero-Americanas nesta semana. A previsão é que eles façam o intercâmbio a partir de agosto ou setembro.