VI Semana Acadêmica de Nutrição acontece no campus Cedeteg

O Departamento de Nutrição da Unicentro realiza, entre os dias 28 e 30 de outubro, a 6ª Semana Acadêmica de Nutrição. Neste ano, o evento conta com mais de 120 inscritos que participam de palestras e minicursos. De acordo com a coordenadora das atividades, Carolina Medeiros, o objetivo da semana é promover a troca de conhecimento entre profissionais da área, professores e acadêmicos do curso.

Para esta edição do evento, o tema escolhido foi “Atualização, Desafios e Perspectivas”. Segundo a professora Carolina, a escolha do tema deve-se ao fato de que a busca do conhecimento é algo dinâmico, por isso a atuação constante é tão necessária. “Essa atualização acaba sendo um desafio para o profissional. Ao mesmo tempo, esses desafios vividos abrem uma nova perspectiva na atuação profissional”, destacou.

Para ministrar as palestras e minicursos foram convidados profissionais da região e também de estados como São Paulo e de Santa Catarina. Nessas atividades serão abordados pontos importantes como a nutrição clínica, saúde pública e tecnologia de alimentos. A palestra de abertura, intitulada “A abordagem da Ansiedade no Contexto das Práticas Alimentares”, ministrada pela professora Bruna Menegassi, abordou a questão dos produtos ultraprocessados, do ponto de vista da simultaneidade de tarefas e sua relação com a ansiedade. Ela afirma que “o comer à mesa, sem pressa e mastigando demoradamente os alimentos é uma das formas para se minimizar a ansiedade”.

O Reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, também participou da abertura das atividades da semana e fez um discurso motivador aos acadêmicos, falando sobre a importância do nutricionista na construção de uma sociedade mais saudável. “Vocês, futuros profissionais da área da Nutrição, certamente têm uma importância muito grande para a construção de uma sociedade melhor educada no que diz respeito aos hábitos alimentares, para a preocupação com a produção de alimentos mais saudáveis e mais compatíveis coma saúde humana”, finalizou Bona.