Abertas as inscrições para o prêmio Santander Universidades

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, recebeu o troféu do Prêmio Santander, na categoria Universidade Solidária, em São Paulo (SP), em 2013.

O reitor da Unicentro recebeu o troféu do Prêmio Santander, na categoria Universidade Solidária, em 2013.

O Santander, por meio do Prêmio Santander Universidades, premia ideias e projetos de professores, pesquisadores, estudantes e Instituições de Ensino Superior de todo o país desde 2005. Desde seu surgimento, foram mais de 45 mil projetos inscritos, 119 vencedores e R$ 7 milhões em prêmios.

Para a edição 2014, onde R$ 2 milhões serão distribuídos em prêmios e bolsas de estudos internacionais, as inscrições já estão abertas. Até 18 de setembro, os interessados podem se inscrever pelo site do evento, em uma das quatro categorias: Prêmio Santander Empreendedorismo; Prêmio Santander Ciência e Inovação; Prêmio Santander Universidade Solidária; e Prêmio Guia do Estudante- Destaques do Ano.

Voltado a estudantes com perfis empreendedores, a categoria Santander Empreendedorismo premia com R$ 500 mil, os projetos focados em oportunidades de negócios. Já o Santander Ciência e Inovação, incentiva a pesquisa e a produção científica, com premiação de R$ 400 mil. A terceira categoria, consiste em projetos que utilizem o conhecimento a favor da comunidade. Para o Prêmio Santander Universidade Solidária, R$ 800 mil serão destinados aos projetos finalistas. O Prêmio Guia do Estudante- Destaques do Ano exalta os esforços da gestão universitária, divulgando-os nacionalmente, com troféus e cerimônia.

Unicentro premiada

No ano passado, professora do Departamento de Engenharia de Alimentos, Herta Dal Santa, foi premiada em São Paulo, na categoria Universidade Solidária.

Com o projeto, “Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais como diversificação da geração de renda de agricultores familiares da cooperativa de produtos agroecológicos, florestais e artesanais de turvo – coopaflora”, a equipe arrematou além do título, R$ 100 mil em dinheiro e troféus.

O projeto premiado consistia na transferência de tecnologia da produção de cogumelos, além da oferta de cursos de boas práticas de fabricação, de gestão e de informática com o objetivo de capacitar os pequenos produtores rurais e os dirigentes da cooperativa, possibilitando uma nova forma de geração de renda aos produtores familiares.