Unicentro organiza maior congresso de Comunicação das Américas

O evento será realizado de 2 a 5 de setembro, em Foz do Iguaçu.

Falta uma semana para o início da trigésima sétima edição do Intercom, o maior congresso de Ciências da Comunicação das Américas. A edição de 2014, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), tem organização da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio de um comitê que reúne professores, agentes universitários e alunos. A abertura oficial será na noite de 2 de setembro (terça-feira), com show latino do grupo VientoSur, no Cineteatro Barrageiro, dentro do complexo da usina Itaipu Binacional, com a presença do reitor da instituição, Aldo Nelson Bona; do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes; e de outras lideranças acadêmicas e empresariais de diversos Estados e da Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Colômbia, México, Noruega, Portugal e Espanha, dentre outros lugares.

Mais de 3 mil pesquisadores e profissionais de 20 países estarão reunidos entre a terça e a sexta-feira (dia 5), com debates, conferências, exposições, mostras competitivas e lançamentos de livros, dentre outras ações do evento, cujo tema desta vez é ‘Comunicação: Guerra & Paz’. Mais de mil trabalhos científicos serão apresentados. Pela Unicentro, integram o comitê organizador os professores Ariane Carla Pereira, Iris Yae Tomita, Alexandre Lara, Maicon Ferreira de Souza, Francismar Formentão, Fabiana Alves, Marcio Fernandes, Cristiele Deckert, Eduardo Yamamoto e Silnei Soares (todos do Departamento de Comunicação Social) e Níncia Cecília Teixeira (Letras), além dos agentes universitários Danny Nascimento e Lucas Thimóteo (ambos da Coordenadoria de Comunicação Social). Cerca de 30 alunos de comunicação também integram o comitê, como monitores. De Guarapuava, participa da comitiva ainda Wyllian Corrêa, professor na Faculdade Campo Real. No fim de semana passado (23 e 24), parte desta equipe esteve em Foz, para ajustes finais no processo de preparação das atividades.

Atuando em conjunto com a promotora geral do congresso (a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, a Intercom), a Unicentro tem igualmente como parceiros, na condição de co-realizadores, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Organismos como RIC TV Record, Globo Universidade, Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Universidad Nacional de Jujuy (UNJu, Argentina), Itaipu Binacional, Universidad Nacional del Este (UNE, Paraguai) e Fundação Araucária, dentre outros, são patrocinadores e/ou apoiadores oficiais.

A conferência inaugural será com o professor Daniel C Hallin, doutor em Ciências Políticas (University of California) e docente e investigador na mesma instituição, em San Diego (Estados Unidos). A programação completa pode ser conferida no site unicentro.br/intercom2014.