No primeiro dia de provas, candidatos resolvem questões objetivas e redação

No primeiro dia, candidatos responderam questões objetivas e escreveram a redação.

Neste domingo (24), teve início o Vestibular de Inverno da Unicentro em sete cidades do Paraná. Por volta das 14 horas, em todos os locais de provas, fecharam-se os portões para, logo após, os candidatos darem início a primeira prova do processo seletivo, composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Além das questões objetivas, os aspirantes as 434 vagas na Unicentro tiveram que escrever uma redação dissertativa sobre um dos três temas propostos na prova, expondo sua opinião com argumentos lógicos e sem divagações.

Entre os temas apresentados na avaliação estão assuntos variados e contemporâneos. O primeiro tema tratou da evolução no poder de processamento dos computadores e a revolução causada por essas máquinas no ambiente de trabalho nas últimas décadas, chegando a causar a substituição de profissionais. Se escolhesse esse tema, o candidato deveria elaborar uma dissertação abordando a questão apresentada refletida na sociedade brasileira.

A temática seguinte cita dois casos de racismo ocorridos em 2014. O primeiro, quando o jogador Tinga, do Cruzeiro, foi recebido com uma imitação coletiva de macacos pela torcida do time peruano Real Garcilaso e, o segundo, menciona a prisão de Vinícius Romão, que passou 16 dias detido por um crime que não cometeu, deixando a impressão que o ato seu deu por Vinícius ser negro. Caso esse fosse o tema escolhido, o candidato teria que discutir a latência do pensamento racista presente na sociedade brasileira no século XXI.

Por fim, a terceira opção de tema se refere à onda de justiçamento registrada em muitos lugares do país em 2014. Citando casos em que “justiceiros” amarram, espancam e agridem pessoas acusadas de cometer crimes, a temática propõe que o candidato argumente sobre a questão da “justiça com as próprias mãos” que está sendo feita e sua relação com os direitos humanos.

Amanhã (25), dando continuidade ao processo seletivo, será realizada a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, composto por questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.

No Vestibular de Inverno, a Unicentro oferta 434 vagas em 37 cursos de graduação.

Confira as fotos do primeiro dia do Vestibular de Inverno na página da Unicentro no Facebook.