Unicentro adere campanha “Guarapuava: Cidade das Cerejeiras”

Unicentro adere campanha “Guarapuava: Cidade das Cerejeiras”

O plantio simbólica da primeira das 85 cerejeiras destinadas ao Cedeteg.

O plantio simbólico da primeira muda das 85 cerejeiras destinadas ao Cedeteg.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aderiu à campanha “Guarapuava: Cidade das Cerejeiras”. Com apoio da idealizadora da campanha, Kátia Maria Burko, a instituição recebeu 100 mudas de cerejeiras. As árvores serão plantadas nos campi Cedeteg e Santa Cruz.

As primeiras mudas foram plantadas no campus Cedeteg, próximo ao Ambiotec, pelo reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona; pelo diretor do campus, Juliano Tadeu Vilela de Resende; e pela própria idealizadora da campanha. Esta foi a primeira ação da iniciativa na cidade.

Segundo o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, a campanha irá colaborar com a identidade do campus, além de incitar o guarapuavano a realizar o plantio. “Esperamos que este projeto colabore com a arborização não só da Unicentro, mas também do município”, afirmou, lembrando, em seguida, que o projeto visa incitar o turismo e a educação ambiental na região.

Para Juliano Resende, a ideia é criar no Cedeteg a ‘Rua das Cerejeiras’. “Estamos levando, para o Conselho Administrativo do Campus, a ideia é dar nomes de árvores para as ruas do campus Cedeteg, com o plantio das árvores que nominam a rua. Dessa forma, já podemos afirmar que teremos a Rua das Cerejeiras”, revelou.

A vontade de florir Guarapuava, de acordo com Kátia, surgiu do encantamento pela Florada das Cerejeiras, que aconteceu no Parque do Lago, no mês de junho. Além desta espécie, ela pretende realizar, futuramente, o plantio de Ipê Amarelo Mirim e outras árvores nativas da região de Guarapuava.

As próximas etapas de plantio acontecerão no colégio Nossa Senhora de Belém, na rua do 26º GAC e em empresas privadas que estão aderindo à campanha.

Deixe um comentário