Plenária da Rede Zicosur discute projetos de mobilidade universitária

Na última sexta-feira (11), Guarapuava recebeu a primeira plenária da Rede Zicosur Universitário realizada em 2014. Organizado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o evento reuniu reitores de várias universidades sul-americanas que compõe o bloco, além de professores e funcionários das instituições.

A abertura do evento aconteceu na noite anterior (10), com a realização de um jantar entre os participantes, que na manhã seguinte, se reuniriam em plenária fechada. No encontro, foram discutidos os programas de mobilidade docente realizados entre as instituições, além dos projetos de mobilidade estudantil e de funcionários, a serem implementados em 2014.

“Nosso objetivo é compartilhar essa jornada muito importante em Guarapuava, fortalecendo as relações entre as instituições que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou o presidente da Zicosur Universitário e reitor da Universidad Nacional de Itapúa (Paraguai), Hildegardo González Irala.

O reitor da Unicentro e presidente da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp), Aldo Nelson Bona, destacou que além de fazer parte da Zicosur, sediar a plenária para Guarapuava foi muito importante. “Trazer todos os reitores da região Mercosul para Guarapuava representa um reconhecimento da nossa Universidade nesse cenário e é, também, um atrativo para a região”.

Criada em 2008, o Zicosur Universitário é uma organização que reúne instituições públicas de ensino superior da Argentina, Brasil, Paraguai, Chile e Bolívia.  Atualmente, a rede abrange 31 universidades, com mais de 66 mil docentes e quase 620 mil alunos.

DSC_2238 DSC_2086 DSC_2092