Prêmio recebido pelo projeto Parque Escola consolida parceria entre Unicentro e Prefeitura de Guarapuava

Prefeito Cesar Filho e o reitor Aldo Nelson Bona, durante a solenidade de entrega do prêmio.

Na última terça, 3, o projeto “Parque Escola: educação ambiental no Parque Municipal das Araucárias”, desenvolvido em uma parceria da Prefeitura de Guarapuava e Governo do Paraná, recebeu o prêmio Gestor Público Paraná. A Unicentro, uma das instituições parcerias da Prefeitura, também integra o espaço do Parque das Araucárias, com o Museu de Ciências Naturais, colaborando para o desenvolvimento do projeto, o que comprova a importância da parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Guarapuava. No momento, o Museu de Ciências Naturais está fechado, passando por um processo de revitalização do prédio, que terá inúmeras melhorias para a população.

A importância do museu para a educação das crianças se dá pela importância do seu acervo, que é voltado à Malacologia, à Paleontologia, Geologia e Entomologia, além de possuir um Diorama Ambiental com animais taxidermizados da região. Dessa forma, o local tem importante papel na formação educacional e social da população, principalmente no que diz respeito à educação ambiental.

O PRÊMIO – O prefeito Cesar Silvestri Filho e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram da solenidade de entrega, que aconteceu na Assembleia Legislativa, com a presença de lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil organizada. O prêmio é uma iniciativa do Sindafep (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná).

O projeto Parque Escola, pioneiro no Paraná, beneficia estudantes de escolas públicas e particulares e população em geral de Guarapuava e região, através de educação ambiental e do suporte para a pesquisa científica.

De acordo com o prefeito Cesar Filho, o prêmio é um incentivo e o reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela atual administração municipal. “Essa premiação é uma forma de reconhecimento do esforço da administração, em especial toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente que desenvolveu um bom projeto. O Parque Escola coloca em evidência uma boa prática de educação ambiental, através da cidadania, conscientização e preocupação com o meio ambiente, utilizando um espaço natural maravilhoso, o Parque das Araucárias, que facilita a compreensão dos aspectos didáticos e propicia uma melhor aprendizagem”, opina.

O Parque das Araucárias é a primeira Unidade de Conservação Municipal a receber o Parque Escola, um projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “Há outros Parques, mas todos estão dentro de unidades estaduais sob a coordenação do Governo do Estado. O diferencial em Guarapuava é que temos uma unidade de conservação municipal, com gestão da prefeitura”, esclarece o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Araújo. O prêmio Gestor Público Paraná não apenas reconhece, mas também multiplica as boas práticas administrativas que forneçam resultados positivos para as cidades.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava.