Unicentro promove I Fórum de Grupos de Pesquisa em Estudos Sociais e Políticos

O evento é uma das atividades da III Siepe e é aberto ao público em geral.

Nesta quarta-feira (25), a Universidade Estadual do Centro-Oeste promove o I Fórum de Grupos de Pesquisa em Estudos Sociais e Políticos da Unicentro (Fórum GPESP), no Campus Santa Cruz, em Guarapuava. O evento é uma das atividades da III Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e é aberto ao público em geral.

De acordo com o coordenador do fórum e professor do Departamento de Comunicação Social(Decs), Dinaldo Almendra, o encontro pretende agrupar pesquisas de várias áreas para que possa haver uma interlocução e debate. “O objetivo é unir grupos de pesquisa de diferentes setores e departamentos da Unicentro e também de outras Instituições para promover um diálogo, incentivar o amplo debate e a proposição de ideias para enriquecer os trabalhos”, comenta o professor.

A programação do evento será constituída por rodadas de apresentações de cada grupo pelos seus líderes, com a exposição das suas linhas de pesquisa e dos projetos já desenvolvidos ou em andamento, seguidas de debates.

O Fórum GPESP inicia às 8 horas, na sala 100 do Bloco Q, com pronunciamentos do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), Marcos Ventura Faria, e dos coordenadores do fórum, Edgard Melech e Dinaldo Almendra, do Núcleo de Estudos em Comunicação e Conflitos Sociais (Neccs/Unicentro).

A manhã segue com apresentações de pesquisas em diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, a do Grupo de Pesquisa Comunicação e Interfaces Socioculturais, coordenado pela professora Éverly Pergoraro, do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, e do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva, da professora Maria Emilia Marcondes Barbosa, do Departamento de Enfermagem, entre outros grupos de diferentes setores.

O evento também trará a experiência em pesquisa de outras universidades, como a professora Graziela Bianchi, da Universidade Tuiuti do Paraná, que apresenta o Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM).

No período da tarde, o evento conta com mais algumas apresentações de linhas de pesquisa, mas haverá também debates e a participação do Comitê de Educação em Direitos Humanos (CEDH/Regional Guarapuava), representado pelos professores Rodrigo Alves Fávaro e Vanessa Elizabeth Rauen Rodrigues dos Santos.

Segundo os organizadores do evento, o encontro ocorre em um único dia para fortalecer a dinâmica e a proposta do formato de fórum e, assim, promover a maior integração dos grupos de pesquisa, em especial, as rodas de conversas.

O I Fórum de Grupos de Pesquisa em Estudos Sociais e Políticos da Unicentro é uma das atividades de programação da III Siepe, que ocorre de 24 a 26 de setembro nos campi da universidade. O objetivo da Siepe é promover a discussão de temas importantes da vida acadêmica e divulgar pesquisas realizadas por profissionais e acadêmicos da Unicentro e de outras Instituições de Ensino Superior, de forma a incentivar um maior intercâmbio entre a comunidade acadêmica nas suas diferentes abordagens.