O programa de Mestrado em Química Aplicada conta desde a sua formação com uma boa infraestrutura de pesquisa financiada pela Finep, CNPq e Fundação Araucária e que está em ampla expansão. Iniciou suas atividades em 2006 contando com o Centro Institucional Multidisciplinar de Pesquisa Científica e Tecnológica (Cimpe), edificação construída com o apoio da Finep através da aprovação do projeto no CT-Infra/2005.
Em 2012, foi aprovada, no projeto CT-Infra/2012 da Finep, a construção de uma nova edificação de 800 m2 constituída de 13 laboratórios com infraestrutura de pesquisa multiusuária correspondente ao Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia (CCMN) que foi inaugurada em 2016. Atualmente, o programa possui dois bolsistas de pós-doutoramento e dois bolsistas de apoio técnico da Fundação Araucária para auxiliar os grupos de pesquisa e para a realização de análises multiusuárias.
O CCMN é um centro de pesquisa multiusuário dedicado à realização de pesquisas em 5 eixos temáticos principais – 1) Remoção e análise de contaminantes inorgânicos e orgânicos de diversas matrizes; 2) Desenvolvimento, caracterização e aplicação de nanomateriais como sensores, catalisadores, pigmentos, entre outros 3) Química de produtos naturais; 4) Adsorção e catálise; 5) Físico-Química Teórica e Modelagem Molecular – todos eles relacionados à investigação experimental e teórica da estrutura da matéria ao nível de moléculas, macromoléculas, interfaces e nanopartículas. Este tipo de investigação está fortemente alicerçada em técnicas experimentais refinadas e altamente especializadas que são comuns aos 5 eixos temáticos relacionados. Atualmente o CCMN é constituído pelos seguintes laboratórios:
- Laboratório Multiusuário de Análise Elementar e Análise de Traços. Este laboratório iniciou suas atividades no ano de 2000 com a realização de serviços de análise de água e de solos principalmente através da técnica de absorção atômica com atomização em chama. Em 2008 com a aquisição de equipamento de atomização eletrotérmica em forno de grafite, o laboratório capacitou-se para a realização de análises de traços. Em 2017, o laboratório deverá incorporar equipamento de espectroscopia de emissão atômica de plasma acoplado indutivamente, já existente na instituição. Este laboratório presta diversos serviços através da análise de águas, solos, produtos apícolas, alimentos e bebidas e produtos ligados a cadeia produtiva da erva-mate.
- Laboratório Multiusuário de Cromatografia e Produtos Naturais. O laboratório iniciou suas atividades em 2009 e realiza análises de cromatografia líquida e gasosa. A cromatografia líquida é realizada através de equipamento de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), com detectores de ultravioleta, índice de refração e fluorescência adquirido em 2009. A cromatografia gasosa é realizada em cromatógrafo acoplado a espectrômetro de massa (CG-MS) adquirido em 2013. Em 2017 será instalado um equipamento de cromatografia liquida de ultra eficiência acoplado a espectrometria de massas (UPLC-MS/MS). Este laboratório dá suporte a pesquisas na área de produtos apícolas e outros produtos alimentícios em parceria com produtores locais, já tendo gerado diversas patentes e alguns produtos comercializados. Além disso, o laboratório atende a um número muito elevado de pesquisadores internos e externos da Unicentro.
- Laboratório Multiusuário de Eletroquímica e Eletroanalítica. Este laboratório iniciou suas atividades em 2016 reunindo três grupos de pesquisas pré-existentes na área de eletroquímica e eletroanalítica. O laboratório conta com 2 potenciostatos modelo micro-autolab com compliância de 12V/80 mA, um potenciostato modelo Gamry 600 com compliância de 15 V/600 mA e um polarógrafo Methrom. Este laboratório tem suportado inúmeras pesquisas e tem enorme potencialidade para parcerias com o setor produtivo nas áreas de galvanoplastia, análise de fármacos e teste de baterias.
- Laboratório Multiusuário de Raios-X. Este laboratório iniciou suas atividades em 2008 e dá suporte às pesquisas na área de novos materiais. O laboratório atende inúmeros pesquisadores da Unicentro e de outras instituições. Está equipado com um difratômetro de Raios-X com detector de alta resolução adquirido em 2008.
- Laboratório Multiusuário de Análise Térmica. O laboratório iniciou suas atividades em 2008 com a aquisição de um equipamento de análise termogravimétrica e análise térmica diferencial (TG-DTA) e dá suporte as pesquisas na área de novos materiais, alimentos, fármacos e amostras ambientais.
- Laboratório Multiusuário de Espectroscopia. O laboratório de espectroscopia conta com equipamentos de espectroscopia vibracional e eletrônica e espalhamento Raman e tem atendido diversos grupos de pesquisa, especialmente para a caracterização de novos materiais.
- Laboratório de Processamento de Materiais. Este é um laboratório, criado em 2012, para atender a diversos grupos na produção de novos materiais. Conta com muflas, fornos, estufas, prensas e termoprensas.
- Laboratório Multiusuário de Microscopia. Inaugurado em 2013, presta serviços de microscopia eletrônica de varredura, microscopia óptica e metalografia, para caracterização de novos materiais, nanopartículas, amostras ambientais, alimentos, entre outras.