AUTOR(A) TÍTULO ORIENTADOR(A) DISSERTAÇÃO

ALESSANDRA CASTRO DE DEUS

A PRÉ-ESCOLA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA LEI N. 12.796/13 Profª. Drª. Aliandra Cristina Mesomo Lira

ALINE MAIARA ZOLETI

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O ACERVO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO – PR Prof. Dr. Marcos Gehrke

EDVALDO LUCAS DE FIGUEIREDO

CONEXÃO DESCONECTADA AS MÍDIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO Profª. Drª. Luciane Neuvald

ELIESI BETTIN CHAVES DORINI

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL: DILEMAS, DESAFIOS E DIREÇÕES FUTURAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena

ELISANDRA APARECIDA CZEKALSKI

PARCERIA PÚBLICO PRIVADO: UM ESTUDO SOBRE O USO DE MATERIAL APOSTILADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE IRATI-PR Profª. Drª. Marisa Schneckenberg

ELISANGELA RODRIGUES DE SOUZA

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRINCÍPIOS, PROGRAMAS E MATERIALIZAÇÃO Profª. Drª. Angela Maria Hidalgo

GEOVANE GONÇALVES DE OLIVEIRA

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A CONSTRUÇÃO DE UMA LITERACIA HISTÓRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS PRESENTES NA CULTURA ESCOLAR Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari

GRAZIELLA MEDEIROS GUADAGNINI

A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: OS USOS E APROPRIAÇÕES DA FOTOGRAFIA COMO RECURSO EDUCACIONAL Profª. Drª. Jamile Santinello

JOSIANE APARECIDA DE LIMA LOBACHINSKI

A DESPOTENCIALIZAÇÃO DA CULTURA INFANTIL E DA FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE ADORNIANA DOS DESENHOS “EDUCATIVOS” Profª. Drª. Luciane Neuvald

JOSIANE TARRABAIKA DE ALMEIDA

INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL Profª. Drª. Carla Luciane Blum Vestena

LILIAN MARTINS DE PROÊNCIO

A EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRIGATORIEDADE: O QUE PROPÕEM OS PMEs DE QUATRO MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE GUARAPUAVA/PR? Profª. Drª. Aliandra Cristina Mesomo Lira

LUANA APARECIDA MORAES

AUTOGESTÃO: O PROJETO SOCIOEDUCACIONAL OBLITERADO PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS COMO HETEROGESTORES – UMA PERSPECTIVA ANARQUISTA Prof. Dr. Gilmar de Carvalho Cruz

LUCINÉIA APARECIDA FERREIRA

A DIMENSÃO ESTÉTICO-TRÁGICA DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO Profª. Drª. Luciane Neuvald

MARCIA DENISE DE LIMA DIAS

BENZEDEIRAS: A EDUCAÇÃO DE RESISTÊNCIA FEMININA DE MULHERES NEGRAS PELAS ERVAS Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva

MARIA LETÍCIA NEVES

(DES) CAMINHOS DA VALORIZAÇÃO DOCENTE: O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA MICRORREGIÃO DE IRATI – PARANÁ Profª. Drª. Michelle Fernandes Lima

MÔNICA TRINDADE LUVISA

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE LEITURA: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO NO TERRITÓRIO DA CANTUQUIRIGUAÇU – PARANÁ Prof. Dr. Marcos Gehrke

PERLA CRISTIANE ENVIY

REFLEXÕES NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTEXTOS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Prof. Dr. Khaled Omar Mohamad El Tassa

PRISCILA PACHECO

A AVALIAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM IRATI-PR Prof. Dr. Gilmar de Carvalho Cruz

TAINÁ GONÇALVES

O CURSO DE MAPAS MENTAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM HISTÓRIA LICENCIATURA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PRÁTICA DE ENSINO DIFERENCIADA NA UNICENTRO/PR Profª. Drª. Jamile Santinello

VINÍCIUS ALVES DA SILVA

MIGRAÇÃO E REFUGIADOS: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SÉCULO XXI Profª. Drª. Poliana Fabíula Cardozo