Histórico e Caracterização
A infância acontece e se constitui por meio das práticas lúdicas, e o brincar é a primeira formação de expressão e interação da criança. Como atividade expressiva, a brincadeira pode desenvolver a criatividade, a expressão, a comunicação, a imaginação e promover a socialização. Na educação infantil, o brincar deve ser o eixo do trabalho educativo, permeando todas as atividades que as crianças realizam e participam durante o dia. Todos os espaços e momentos institucionais deveriam estar organizados de maneira a permitir a expressividade da criança por meio do brincar.
O laboratório de Educação Infantil nasceu de um antigo sonho das Professoras Jane Maria Drewinski e Aliandra Mesomo. Depois de formado o Gepedin (Grupo de Estudos em Educação Infantil), que estuda e pesquisa diversos temas na área da educação infantil, o sonho ficou ainda maior e passou-se, a partir disso, lutar pela sua concretização e desenvolvimento das atividades.
Investimos esforços na criação do Laboratório de Educação Infantil, o qual procura desenvolver atividades lúdicas que envolvem os jogos e as brincadeiras como contar histórias, construção de jogos, brincar com os mais diferentes materiais e objetos. O espaço procura valorizar o brincar como atividade com um fim em si mesmo e que traz intrínseca a condição de desenvolvimento.