Ricardo Yoshimitsu Miyahara

Graduado pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2000.
Doutor pela Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, 2006.

Currículo Lattes
rmiyahara@unicentro.br

 

 

 

 

Áreas de pesquisa

Obtenção e Caracterização de Matérias-Primas e Materiais Cerâmicos
Esta linha de pesquisa tem como objetivos principais: Estudar as propriedades físico-químicas de matérias-primas, utilizadas para desenvolvimento de novos materiais, através de diferentes métodos de caracterização; Obter e caracterizar cerâmicas como: Porcelanas, Biocerâmicas, Cerâmicas Vermelhas e Cerâmicas Magnéticas; Obter e caracterizar de matérias-primas com fins cerâmicos.

Reciclagem de resíduos sólidos
Os objetivos desta linha de pesquisa são: Aplicar técnicas para avaliar a possibilidade de adição de resíduos sólidos à cerâmica vermelha, tais como lodo de estação de tratamento de água, resíduos de indústria de papel; Comparar técnicas usuais de caracterização do comportamento mecânico de peças cerâmicas.

Ensino de Física
Situada na região de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Paraná, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, encontrou na elaboração do Projeto PIBID/UNICENTRO/2009 Formação docente em diálogo: a Escola Pública como parceira ativa da formação de profissionais de licenciatura de nível superior um estímulo concreto ao aprimoramento das práticas de formação de docentes comprometidos com a Educação Básica Pública nos níveis Fundamental e Médio.

Últimas Publicações

Cótica, L.F.; Freitas, V.F.; Santos, I.A.; BARABACH, M.; Anaissi, F.J.; MIYAHARA, R. Y.; Sarvezuk, P.W.C. Cobalt-modified Brazilian bentonites: Preparation, characterisation, and thermal stability. Applied Clay Science (Print), v. 51, p. 187-191, 2011.

MIYAHARA, R. Y.; GOUVEA, D.; TOFFOLI, S. M. Obtenção e caracterização de cinza de ossos bovinos visando a fabricação de porcelana de ossos – bone china. Cerâmica, v. 53, p. 234-239, 2007.