Sobre o Projeto

O projeto é oferecido para alunos que tenham interesse em treinamento de programação de computadores. O projeto tem como objetivos incentivar os alunos a resolução de problemas e programação e oferecer oportunidades extracurriculares.

Motivação

• Estabelecer meios para a participação de alunos na Maratona de Programação;
  • Incentivar o interesse por resolução de problemas e programação;
  • Outras iniciativas semelhantes
    • Tópicos Especiais em Programação, UFRJ;
    • Curso de Verão, Unicamp;
    • Projeto de Extensão, UEPG;
  • Disponibilidade de ambiente e exercícios;

Objetivos do Projeto

Oferecer oportunidades extracurriculares de treinamento em Programação de Computadores aos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação e demais acadêmicos interessados.

• Pesquisar ferramental teórico para o desenvolvimento de ferramentas/métodos para o ensino de Programação de Computadores e metodologias de desenvolvimento de software.
  • Oferecer atividades lúdicas para a aprendizagem de Programação de Computadores.
  • Propiciar a interação de alunos de séries diferentes em atividades de resolução de problemas extra-classe.
  • Treinar equipes de alunos para participação na etapa regional da Maratona de Programação.
  • Disseminar/discutir o andamento do projeto com os professores do departamento.
  • Produzir material de divulgação dos resultados.

• Encontros quinzenais.
  • Atividades extraclasse.
  • Apoio à resolução de problemas propostos.
  • Participação de professores do DECOMP.
  • Seleção de equipes para participação na Maratona.
  • Acompanhamento do aprendizado em disciplinas correlatas.

O que a maratona de programação?

• A International Collegiate Programming Contest (ICPC) da ACM é uma competição de programação de várias etapas baseada em times. Envolve uma rede global de universidades que hospedam competições regionais para selecionar as equipes para a final mundial da ICPC (2000 universidades, cerca de 80 países).
  • A competição promove criatividade, trabalho em equipe e inovação no desenvolvimento de software, permitindo aos estudantes testar suas habilidade de desempenho sob pressão.
  • A ICPC é a mais antiga e prestigiada competição mundial.

No Brasil

• Desde 1996, a SBC promove a Maratona de Programação, como classificatória para a ICPC.
  • Destinada a alunos de graduação e início de pós-graduação.
  • Site da Maratona de Programação.

Treinamento e apoio na WEB

Livros