Para solicitar a apreciação de um projeto de pesquisa no CEUA, siga as instruções abaixo:

1. Leia a Lei Arouca (Ver downloads);

2. Preencha (digitado) e imprima a folha de rosto, conforme modelo disponibilizado pela CEUA;

3. Preencha e imprima o formulário para Uso de Animais na Pesquisa, ou no Ensino, quando couber, conforme modelo disponibilizado pela CEUA;

4. Preencha e imprima o Termo de Responsabilidade, conforme modelo disponibilizado pela CEUA;

5. Para atividades de pesquisa, o projeto de pesquisa protocolado junto ao CEUA deve obrigatoriamente compreender os seguintes itens:

a) descrição dos objetivos e hipóteses a serem testadas;
b) antecedentes científicos e dados que justifiquem a pesquisa;
c) materiais e métodos do projeto de pesquisa;
d) duração total da pesquisa, a partir da aprovação;
e) orçamento financeiro da pesquisa: recurso, fontes e destinação;
f) declaração sobre o uso e destinação do material e/ou dados coletados.

6. Para atividades de ensino, encaminhe um projeto de aula prática, que obrigatoriamente deve compreender os seguintes itens:

a) programa da disciplina, incluindo o cronograma das aulas teóricas e da(s) aula(s) prática(s);
b) roteiro(s) da(s) aula(s) prática(s);
c) objetivo da(s) aula(s) prática(s);
d) número de alunos/aula, grupo de alunos x animal e tipo de participação (observação, participação ativa, etc.);
e) descrição detalhada dos procedimentos, principalmente os invasivos;
f) métodos de eutanásia e destino dos animais;
g) outros dados que, a juízo do docente, são importantes para a avaliação do projeto de ensino.

7. Entregue na secretaria da Comissão de Ética no Uso de Animais os documentos acima solicitados.